LUIZ-GUSTAVO-PACETE
27 de Agosto de 2015 08:03
No início da tarde da última quarta-feira, 26, Ricardo Guerra, diretor de marketing da rede Giraffas, não cansava de elogiar a ação divulgada horas antes em que o Burger King convidava seu maior rival, o McDonald´s a criar um lanche juntos em prol do Dia Internacional da Paz.
A admiração pela sacada do concorrente virou logo uma oportunidade. Rapidamente em parceria com suas agências Mood e Peppery o Giraffas publicou um post no Facebook se colocando à disposição da concorrente. A marca ainda sugeriu nomes para um lanche em parceria: BKBrutus ou GiraWhopper. Em menos de três horas, o post recebeu mais de 13.500 likes e 2.500 compartilhamentos e trouxe sete mil novos fãs à página da marca no Facebook. Ao Meio & Mensagem, Guerra conta como pegou carona no buzz gerado pelos concorrentes.
O insight
Foi rápido. Temos um perfil de empresa jovem e estamos antenados. Nosso conceito de marketing leva essa descontração e esse jeito bem brasileiro. Assim que vi a ação tive uma inveja muito positiva. Poxa, que ideia bacana, como é legal ver que as marcas estão saindo cada vez mais de uma posição neutra para algo mais efetivo. Rapidamente criamos o post e viralizou.
A repercussão
Assim que subimos o post, nosso escritório parou com a repercussão. Nunca vimos comentários tão simpáticos à marca. Isso foi muito importante.
Outras ações
A gente gosta muito de aproveitar temas que têm relação com o cotidiano para interagir com nosso público. Agora, com o Masterchef, um programa ótimo, convidamos várias vezes nossos seguidores a acompanhar o programa juntamente conosco. Já repercutimos programas do Jaime Oliver e até mesmo matérias. É muito comum isso no nosso perfil. Até outras ações do Burger King a gente já comentou.
Causas sociais
Inclusive, na época da repercussão da campanha de O Boticário, durante o Dia dos Namorados, discutimos internamente se apoiaríamos ou não, acabamos não fazendo nada, mas poderia ter sido um outro case.
O resultado e o próximo passo
Esses mais de três mil compartilhamentos, os comentários e a própria mídia espontânea já é um resultado excelente. Além disso, tivemos um aumento de mais de 7 mil fãs no Facebook depois do post. Também enviamos uma carta a equipe do Burger King e vamos ver como eles respondem. Se surgir algo legal, bem, se não, vamos ver outras histórias que apareçam.
Meio e Mensagem on-line – SP