Por Redação SM – 20/08/2015
Como parte da transação, a multinacional vai expandir a distribuição da Suja e vai aportar recursos para a construção de uma nova fábrica
A Coca-Cola anunciou a compra de uma participação minoritária na fabricante de sucos orgânicos Suja Life. A multinacional de bebidas tem a opção de adquirir integralmente a companhia em cerca de três anos. Até o momento, a Coca-Cola e a divisão de banco mercantil do Goldman Sachs estão investindo US$ 150 milhões na Suja, adquirindo pouco menos de 50% da empresa.
Com isso, o valor da startup americana do setor de sucos fica situado em aproximadamente US$ 300 milhões. Como parte da transação, a Coca-Cola expandirá a distribuição da Suja e vai aportar recursos para a construção de uma nova fábrica.
A decisão da Coca-Cola segue o padrão de investimento em empresas com maior potencial de crescimento, ajudando a compensar um esfriamento das vendas de refrigerantes.
Para a Suja, o negócio foi controverso. A empresa de San Diego não usa ingredientes geneticamente modificados e doa uma parte de seu faturamento para causas ambientais. Desde que vieram à tona as primeiras notícias da parceria com a Coca-Cola, na semana passada, a Suja tem sido alvo de uma reação negativa de sua clientela.
Segundo Jeff Church, presidente executivo da Suja, alguns dos fãs da empresa têm dito que no futuro deixarão de comprar nossos produtos, se estabelecêssemos uma parceria com a Coca-Cola”. “Aos fãs que estão considerando deixar de consumir produtos da Suja, peço que reconsiderem e que continuem cobrando de nós nossas promessas. Se você notar alguma alteração na qualidade de nosso produto, em nossa transparência como empresa ou em nosso compromisso com [ingredientes] orgânicos e com o movimento antitransgênicos, avisem-nos! E nós corrigiremos [quaisquer desvios]”, diz Church em texto no site da Suja.
A Coca-Cola já adquiriu as startups Odwalla, Honest Tea, Zico (água de coco) e outros fabricantes de bebidas. A parceria com a Suja “ampliará ainda mais nosso portfólio já substancial para atender diferentes necessidades das pessoas no mercado de bebidas”, afirmou a empresa em comunicado.
O negócio ajudará a aumentar em 50% o número de estabelecimentos que vendem produtos da Suja ao longo do próximo ano, estima Church.
Fonte: Valor Econômico
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