Como estabelecer uma estratégia de precificação sem comprometer a rentabilidade do negócio
De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, 70% dos consumidores incluem produtos em sua compra, em um e-commerce, apenas para aproveitar frete grátis, e 56% abandonam o carrinho quando se deparam com o valor da entrega.
Para Ricardo Ramos, CEO da Precifica, tão atrativo quanto o preço, o frete precisa ser estratégico no momento de compor o valor de venda. Antes de ser um negócio digital, o e-commerce é um varejo, em que a boa matemática da compra e venda é o principal ingrediente do sucesso, afirma.
Confira abaixo algumas informações do whitepaper O seu frete está competitivo?, da Precifica, plataforma brasileira de precificação automática, sobre como desenvolver uma estratégia assertiva para entregar os produtos sem comprometer a rentabilidade do negócio.
Quando e como combater a concorrência com frete grátis?
É importante saber avaliar se o que o concorrente está ofertando é igualmente relevante para seu negócio. Se uma ação de frete grátis não for bem planejada, pode resultar em alto prejuízo financeiro para a empresa.
Identificando o grupo de produtos ofertados e as praças, é possível criar uma estratégia financeira sustentável para combater a concorrência. Pode-se, por exemplo, decidir oferecer frete grátis para produtos com maior margem em regiões onde é capaz de ser mais competitivo, considerando principalmente a localização do seu Centro de Distribuição, e assim intensificar as campanhas direcionadas na região para otimizar custo e aumentar as possibilidades de ganho.
Como definir as formas de entrega?
Alguns tipos de entregas disponíveis no mercado brasileiro são:
– Entrega própria
Este tipo de entrega pode ser feita por e-commerces de todos os portes, desde que faça parte da sua estratégia e do seu posicionamento no mercado. Se o e-commerce é pequeno e/ou regional, a opção de ter uma moto ou carro exclusivamente para as entregas é uma boa opção. Caso o e-commerce seja de grande porte, existe a possibilidade de manter uma frota própria de carros ou caminhões.
– Transportadoras
A transportadora contratada vai até o local para coletar as mercadorias e faz as entregas. O valor pago às transportadoras pode ser negociável de acordo com cubagem e peso. Lembrando que, quanto maior o volume de produtos enviados, melhor a negociação.
– Entrega pelos Correios
Todo produto possui um valor de imposto atribuído, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
E-sedex: É um serviço expresso para o envio de mercadorias, adquiridas por meio do comércio eletrônico, com tratamento prioritário e entrega em domicílio. A coleta e entrega é realizada com modalidades de prioridades e com horas marcadas.
PAC – encomenda normal: É o serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria. A encomenda PAC possui entrega domiciliar, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, em abrangência nacional.
Em geral, os produtos mais visitados são os responsáveis por criar a percepção de valor da sua loja na cabeça dos consumidores. Pode-se investir em uma entrega mais eficiente para estes produtos, mas fazer o mesmo para todo o mix com certeza vai custar muito dinheiro e será bem difícil gerar resultado positivo pela dificuldade de repassar o custo ao consumidor.
Uma tendência indicada pela Precifica é a retirada em loja física. A estratégia pode ganhar força no e-commerce brasileiro, principalmente para as lojas virtuais que possuem pontos físicos. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, existe um serviço em que a compra é feita pelo e-commerce e a retirada em uma loja física. O diferencial é que essa loja não tem relação com o e-commerce que efetuou a venda inicialmente, embora esteja na lista de parceiros do e-commerce em questão. É possível comprar sapatos pela interne e retira-los em uma loja de cosméticos, por exemplo.
Revista No Varejo on-line – SP