Target publica anúncios na revista Vogue que rompem fronteiras entre o on-line e o off-line
Nos Estados Unidos, a edição de setembro da revista Vogue (que chega ao mercado nesta semana) tem uma ação bastante criativa da rede de lojas de departamentos Target. Não apenas a varejista apresenta várias páginas de anúncios que imitam fotos clássicas da Vogue, mas decoradas com produtos que podem ser encontrados nas lojas, como também cada imagem é uma espécie de portal para uma experiência digital, em que os clientes podem clicar para comprar itens individuais.
O objetivo da Target é facilitar a compra dos clientes por meio dos celulares, em um processo que pode começar em qualquer lugar e que se completa rapidamente. Para acessar o conteúdo digital, os clientes podem usar o smartphone para escanear qualquer imagem que tenha o logo da Shazam, empresa que desenvolve sistemas de reconhecimento de áudio e vídeo. O processo é semelhante ao scan de um QR Code e permite acessar cerca de 30 produtos apresentados nos anúncios.
A tecnologia de reconhecimento de imagem da Shazam foi colocada no mercado em maio e já foi testada por empresas como Levi’s e Disney. Em reportagem do The New York Times, a Target não revelou quando investiu na ação, mas o investimento total da varejista em mídia foi de US$ 663 milhões no ano passado e US$ 105 milhões no primeiro trimestre deste ano.
Revista No Varejo on-line – SP