Por Redação SM – 27/07/2015
Adoção do sistema de correia transportadora por esteiras proporcionou ganho de produtividade superior a 25%
Empresas varejistas buscam reduzir custos e tornar mais ágil o trabalho de distribuição e, para isso, têm investido em CDs com boa localização, tecnologia em sistemas de movimentação, armazenagem e sustentabilidade.
Um exemplo é a rede Walmart, que conta com 21 centros de distribuição, localizados de forma estratégica nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraíba e Maranhão.
No ano passado, a rede iniciou um processo de aprimoramento dos CDs com a adoção de um sistema de correia transportadora por esteiras na unidade de distribuição localizada em Jandira (SP). Com capacidade de movimentar 260 mil caixas de produtos por dia, o equipamento faz a separação automática dos produtos por meio de sistema de etiquetas inteligentes lidas por scanner.
“As mercadorias são automaticamente dispostas para destinação aos pontos de embarque dos transportadores logísticos instalados no CD”, explica José Paulo Pereira, vice-presidente de logística do Walmart Brasil. O sistema proporcionou ganho de produtividade superior a 25%.
A rede alcançou bons resultados também com o backhaul, princípio que permite planejar as rotas e aproveitar melhor os espaços nos caminhões. “Em 2014, a economia com essa prática foi de 113,7 mil litros de combustível e redução da emissão de CO2 na atmosfera de 306 toneladas”, afirma.
Para Romualdo Teixeira, da RTC, as despesas com fretes podem oscilar em até 25% dependendo da localização dessas unidades de distribuição de produtos. Para ele, apostar na descentralização da distribuição de mercadorias e na melhoria das instalações e modernização dos sistemas de movimentação e armazenagem é uma tendência no período de desaceleração econômica, embora muitas companhias optem pela locação de galpões para atender às necessidades atuais ao invés da construção de unidades próprias, um investimento mais rentável, mas no longo prazo.
Para Edson Carillo, vice-presidente de marketing da Abralog (Associação Brasileira de Logística), a melhoria das instalações para tornar os CDs mais produtivos e equipá-los com novas tecnologias é uma tendência.
Fonte: Valor Econômico
Revista Supermercado Moderno online – SP