Pesquisa do SPC Brasil mostra que carnê ainda faz parte da realidade dos brasileiros
Os carnês ainda são realidade entre os consumidores brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil com o portal Meu Bolso Feliz, e divulgada hoje (27). A pesquisa mostra que 19% dos consumidores possuem ao menos uma compra no carnê ou boleto.
“O crediário é para uma parte da população brasileira, sobretudo entre a classe C não bancarizada e os que vivem fora dos grandes centros urbanos, a única via para conseguir realizar compras de valores mais elevados”, lembrou, em nota, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Itens de maior valor agregado são aqueles em que há maior parcela das compras feitas com crediário, como eletrodomésticos (44%), eletrônicos (37%), calçados (31%) e roupas (30%).
Questionados sobre as principais vantagens desta modalidade, a maior parte dos consumidores cita a possibilidade de dividir o pagamento de suas compras em várias vezes (37%), poder parcelar uma compra mesmo sem ter cartão ou cheque (14%) e ter prazo para realizar o pagamento (13%).
Tirando o cartão de crédito, opção de 52% dos brasileiros, o empréstimo pessoal (37%), o empréstimo consignado (28%), o financiamento (22%) e o cheque pré-datado (9%) seguem na lista das modalidades mais escolhidas para a compra por crédito.
A pesquisa também mostra que, dentre os consumidores ouvidos pelo levantamento, 16% argumentam que nem sempre podem escolher a forma de pagamento mais barata e, por isso, acabam adquirindo a modalidade para a qual conseguem aprovação, independentemente da taxa de juros.
O percentual aumenta para 21% na Classe C. Há ainda aqueles que analisam apenas se o valor da parcela cabe no bolso, ignorando o valor total desembolsado (13%).
Revista No Varejo on-line – SP