Por Redação SM – 20/07/2015
Atividades incluem compras pela web, movimentações bancárias, investimentos, reservas de hotéis, entre outros serviços. Sinal ruim de internet e não possuir cartão de crédito são as principais dificuldades citadas
De acordo com levantamento divulgado pelo Ibope, apenas 32% dos usuários de internet realizam atividades de transação, categoria que inclui serviços bancários, sites de investimento, reservas de hotéis ou carros, leilões e compras online. Mesmo entre usuários mais experientes, que utilizam a rede há cinco anos ou mais, apenas 41% realizam alguma transação na rede. Entre os que chegaram na internet a menos de dois anos, só 10% se arriscam em operações que envolvem dinheiro. Em análise sobre atividades específicas, apenas 20% fazem compras pessoais ou usam serviços bancários.
Para Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre, o brasileiro não é mais tão receoso quanto à segurança das transações online, mas outros fatores ajudam a manter a adesão baixa. O executivo lembra que várias e expressivas parcelas da população estão fora do sistema bancário, não têm cartão de crédito (um pré-requisito para realizar boa parte das transações online) e/ou não têm bom sinal de internet que permita atividades mais demoradas ou complexas na rede.
Ainda assim, crescemos a taxas que impressionam o mundo inteiro, reforça o executivo. Ele lembra que o País está entre os dez maiores mercados do comércio eletrônico. Comparado com mercados desenvolvidos, porém, o Brasil fica bem atrás.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Revista Supermercado Moderno online – SP