16/07/2015 – 08:28
Investidores vêm região como excelente oportunidade para empreender até mesmo em momentos de recessão.Investimentos variam de R$16mil a R$300mil.
As franquias representam uma ótima opção tanto para donos de empresas, que visam expandir seu negócio, como para investidores interessados em explorar suas marcas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. A pesquisa revela que os 70,9% dos investidores preferem a região sudeste para abrir uma franquia. Os dados ainda apontam uma procura maior pelos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com 52,6% e 11,4% respectivamente.
São muitas as marcas que investem em uma ampliação da rede no cenário nacional através de novas modalidades. A rede Espetinhos Mimi, com 45 anos devidamente posicionada no mercado de churrasco no palito, inaugura no mês de julho cinco unidades na cidade de São Paulo. Os lugares escolhidos foram: Itatiba, Cajamar, São Caetano do Sul, Osasco, Botucatu nas modalidades Express, Empório, Grill respectivamente. O modelo Express com 20m², tem o investimento inicial de R$35 mil, capital de giro de R$ 10 mil, já a modalidade Empório com 100m², tem o investimento de R$35 mil, capital de giro de R$50 mil e o modelo Grill com 120m², tem o investimento de R$60 mil, capital de giro R$50 mil. A Espetinhos Mimi atua no franchising desde 1989 com seis modalidades de negócios e recentemente incluiu o FoodTruck, que possui vantagens pela rentabilidade e por não precisar de um ponto fixo. Com isso, a marca pretende aumentar seu faturamento este ano em torno de 15%. Ano passado, o grupo faturou aproximadamente R$ 70 milhões.
No mesmo segmento de alimentação, a Waffle Store & Cafeteria, que traz quitutes inspirados nas tradições belgas e com grande aceitação no Canadá inaugura em setembro mais uma unidade a primeira no Rio de Janeiro. O local escolhido foi o shopping da Gávea, na zona sul. A marca aposta nas modalidades de loja física, quiosque e carrinhos móveis com investimentos que vão de 75 mil a 280 mil. Para ambas as modalidades, a perspectiva de retorno é de 16 meses. O faturamento médio mensal para lojas gira em torno de R$ 80 mil. Com isso a marca dá início a um período de inaugurações previstas até o início das Olimpíadas. A expectativa é de atingir 15 unidades até o evento.
Além dos waffles, a empresa introduziu no cardápio sucos, cafés gelados e chocolates.
Outra marca que investe na expansão da franquia em grande escala é o Pello Menos, pioneira no serviço de depilação à cera no Brasil, com 51 unidades em funcionamento. A marca inaugura no dia 20 de julho, uma nova unidade na cidade de São José dos Campos e está em fase de implantação de quatro novas unidades nas cidades de Sorocaba, Ribeirão Preto, Campinas e Piracicaba até o final de 2015. Até maio desse ano, o Pello Menos comercializava sua franquia para lojas entre 80m² a 120m², cujo investimento inicial varia de R$280 mil a R$350 mil. E recentemente a marca introduziu o novo formato que apresenta lojas entre 70m² a 80m² e investimentos inferiores entre 15% a 20% em relação às lojas tradicionais. O instituto, pioneiro no conceito de depilação sem hora marcada, já possui cinco selos de excelência de franchising e se destacar no mercado, com atendimento exclusivamente feminino oferecendo maior privacidade, fabricação de cera exclusiva da marca e centro de orientação profissional para as depiladoras.
A estimativa é que a marca alcance até o final de 2016 toda a região sudeste.
Um setor com grande potencial de crescimento e lucratividade são as esmalterias. A rede de Esmalterias Nailz cresce vertiginosamente no Estado do Rio de Janeiro. Desde que entrou para a franchising em meados de 2014 já são seis lojas em funcionamento e uma em processo de implantação até o final do ano.
O valor de investimento inicial é de R$95mil (com o preço da loja incluída), e o faturamento médio mensal chega a R$50mil, com um prazo de retorno de 18 meses. A marca pretende atingir 10 franquias até o final de 2015 no Rio de Janeiro.
O espaço combina a praticidade e a rapidez de um atendimento sem hora marcada, alinhado com muito estilo e cuidado com a higiene. A Nailz possui 17 serviços para unhas, pés e mãos e acaba de lançar o serviço de depilação na unidade do Centro e o serviço de sobrancelha nas unidades do Largo do Machado, Ipanema e Centro.
O curioso da marca é que a maioria dos franqueados da rede do são do sexo feminino e possuem entre 24 e 35 anos.
A Leader Kids, conjunto de programas educacionais extracurriculares para crianças de 02 aos 10 anos de idade, investe pesado na expansão da marca na entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde que foi inserida na franchising, no final de 2014, o programa apresenta três franquias em funcionamento e está em processo de seleção de franqueados por todo o Brasil. O objetivo é atrair professores, psicólogos, pedagogos e profissionais da Educação como um todo para serem possíveis investidores da marca.Os investimentos variam de R$ 16 mil a R$ 60 mil, contando com taxa de franquia e locação do espaço. O grupo pretende atingir a marca de 20 unidades entre o Rio de Janeiro e São Paulo. A marca acaba de receber a chancela em Excelência em Franchising em 2015.
Fator Brasil – SP