09/07/2015 – 08:35
Expectativa de crescimento do investimento do anunciante em mídias online é de 122%.
A publicidade na internet no Brasil terá crescimento médio de 15,5% até 2019, alcançando investimento esperado de US$ 3,4 bilhões. Esses números são apontados na 16ª edição da Global entertainment and media outlook 2015-2019, desenvolvido pela PwC. A pesquisa analisa 13 segmentos de mercado e estima o crescimento de cada setor, comparando resultados globais com o Brasil.
A elevação de dois dígitos por ano aponta a força da plataforma e como o mercado está se estruturando, atraindo recursos que eram direcionados para as mídias de formato tradicional. Em 2014, o investimento com publicidade na internet foi de US$ 1,6 bilhão, com a expectativa de mais que dobrar nos próximos cinco anos.
Ascensão das classes, desoneração fiscal dos smartphones, maior penetração das bandas largas fixa e móvel decorrentes de investimentos importantes em infraestrutura e perfil de heavy users em redes sociais impulsionam a migração de parte da verba publicitária dos anunciantes do meio tradicional para o meio digital, destaca Gardênia Rogatto, gerente sênior da PwC Brasil e especialista em entretenimento e mídia.
O crescente número de usuários de internet reforça o movimento das empresas para estarem presentes na plataforma que atrairá o público. Atualmente, o Brasil é o 14º no ranking mundial de países com maior investimento em publicidade na internet. Em 1º, Estados Unidos, seguido por China, Inglaterra, Japão e Alemanha, respectivamente, tendo a expectativa de ser o 11º em 2019. Para 2019, são aguardados aproximadamente 34 milhões de usuários de banda larga fixa e 148 milhões de assinantes de banda larga móvel no país, destaca Gardênia.
Metodologia em sua 16ª edição, o levantamento avalia os gastos dos consumidores e investimentos com publicidade em 54 países. A análise foi realizada em 13 segmentos do entretenimento, que inclui TV aberta e fechada, revistas, jornais, internet, música, outdoor, cinema, games, entre outros. Caso tenha interesse em mais informações do levantamento ou em dados específicos de algum segmento que a pesquisa abrange, entre em contato conosco.
A PwC As firmas do network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o valor que eles buscam. Somos um network de firmas que atuam em 157 países com mais de 195.000 profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta qualidade em auditoria, consultoria tributária e de negócios. |www.pwc.com/br.
Fator Brasil – SP