09/07/2015 às 05h00
Por Tatiane Bortolozi | De São Paulo
A competição com novas categorias de bebidas saudáveis, como leites sem lactose, sucos enriquecidos com fibras e águas de coco com frutas, reduziu o espaço dos sucos de soja na dieta e no bolso do consumidor. O volume de vendas desacelerou entre o fim de 2014 e os primeiros meses deste ano e as fabricantes estão mudando suas estratégias. A Unilever, dona da marca Ades, e a General Mills, detentora da Mais Vita, reduziram o teor de açúcar das bebidas. A Nestlé, dona da Sollys, diversificou o portfólio com linhas sem lactose feitas com cereais, que começam a ser vendidas neste mês. O volume de venda de bebidas de soja caiu 15% entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, segundo pesquisa da consultoria Nielsen. Sucos prontos, isotônicos e água de coco avançaram entre um dígito alto e dois dígitos. Em 2014, cada brasileiro consumiu, em média, 1,9 litro de suco de soja. Em relação a 2009, o avanço foi de 46%. Cinco anos antes, em 2014, o consumo era de 300 mL. Renata Benites Martins, analista da firma de pesquisas Euromonitor, credita a desaceleração ao amadurecimento natural do mercado e ao aumento de competição com novas categorias. A preferência por alimentos saudáveis tem pressionado todo o segmento de bebidas não alcoólicas, afirma. Entre 2012 e 2014, a preocupação com saúde e qualidade de vida impulsionou um crescimento de 30% na cesta de produtos saudáveis, segundo a Nielsen. A tendência se refletiu na expansão mercado de bebidas com benefícios nutricionais, como sucos e leites. Os produtos sem ou com baixa lactose têm, hoje, cerca de 15 marcas no Brasil. Há quatro anos, eram quatro marcas. Estão presentes em 7% dos lares do país, em comparação a 2% em 2013. Segundo a Tetra Pak, que fornece embalagens para grande parte das indústrias de leite, houve crescimento de 60% no volume de leites com baixo teor ou sem lactose nos últimos 12 meses, chegando a 60 milhões de litros por ano. Cerca de 70% dos brasileiros apresentam algum tipo de intolerância à lactose& 894; ou seja, têm deficiência ou ausência da enzima lactase para digerir o açúcar do leite. Anos atrás, o leite de soja abocanhou boa parte desta fatia de consumidores, mas o gosto do brasileiro mudou. As fabricantes estão ajustando suas formulações. A partir de agosto, a bebida de soja Ades chegará aos supermercados com 54% menos açúcar que as concorrentes. A marca relançou o sabor morango, a linha ‘kids’ e criou as edições limitadas de inverno ‘cappuccino’ e ‘cereais com mel’. A Mais Vita, da Yoki, vai relançar toda a linha de soja com redução de 70% de açúcar e menos calorias. A Yakult, dona da marca Tonyu, que completa 30 anos em 2015, diz ter feito adaptações no produto ao longo do tempo, como a diminuição do teor de açúcar, mas sustenta que a aceitação do consumidor permanece alta. O produto foi desenvolvido baseado em pesquisas sobre as preferências de sabor dos brasileiros.
Valor Econômico – SP