Rede americana de cafeterias terá lojas dentro de supermercados na França
A rede americana de cafeterias Starbucks fechou um acordo com o grupo supermercadista Casino, controlador do GPA no Brasil, para implementar lojas dentro dos pontos de venda da empresa no mercado francês.
Atualmente, a Starbucks conta com 101 unidades na França, o equivalente a uma para cada 647 mil pessoas. Nos Estados Unidos, essa proporção é de uma unidade para cada 26 mil habitantes. O Casino conta, no mercado francês, com 444 supermercados e 127 hipermercados. No anúncio do acordo, porém, as empresas não disseram quantas cafeterias serão abertas. A primeira unidade em parceria será inaugurada ainda este ano.
Estrategicamente, o acordo representa um passo importante para a Starbucks retomar o crescimento na Europa, onde, após anos ruins, deixou de abrir lojas próprias para buscar modelos de licenciamento ou parceria. Na França, por exemplo, nos últimos três anos a rede abriu 20 lojas licenciadas e apenas 13 próprias. Nos Estados Unidos, o modelo de licenciamento da marca para grandes varejistas tem se mostrado um caminho rápido para o crescimento: apenas em lojas da Target, são mais de 1000 pontos de venda no mercado americano, de um total de 4.823 lojas nesse modelo no país.
As lojas Starbucks em supermercados Casino serão operadas pela divisão de restaurantes da varejista francesa, que também administra várias redes de restaurantes e cafeterias no país.
Revista No Varejo on-line – SP