Modelo de negócios à moda antiga é segundo maior canal de vendas do setor no País
O modelo de venda de livros porta a porta resiste bem à passagem do tempo. Apesar do varejo on-line, dos downloads e dos e-readers, a tradicionalíssima venda direta cresceu 25% entre 2013 e 2014 e foi o segundo principal canal de vendas do setor no País, atrás apenas das livrarias convencionais.
As informações constam da pesquisa Perfil Setorial da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). O relatório afirma que 2014 foi um ano de mudanças que exigiu ajustes nas estratégias de editoras, atacadistas e livreiros, o que resultou em um forte aumento do canal porta a porta. As vendas diretas trouxeram para o setor um faturamento de R$ 1,3 bilhão no ano passado.
As vendas porta a porta foram, no ano passado, puxadas por livros infantis e infanto-juvenis, com 47% do faturamento do canal. A seguir vieram referência, pedagógicos, dicionários e enciclopédias (21%) e literatura e paradidáticos (12,5%).
Revista No Varejo on-line – SP