Nesta semana, feira do setor de franquias deve atrair 62 mil em SP
FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO
21/06/2015 02h00
A feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising) acontece entre quarta (24) e sábado (27) no Expo Center Norte, em São Paulo. É a 24ª edição do evento que, neste ano, conta 480 marcas expositoras. A expectativa dos organizadores é que 62 mil pessoas passem por lá.
Uma das tendências de modelo de negócio neste ano na feira da ABF deve ser de versões menores de marcas já estabelecidas, diz o diretor de inteligência de mercado Cláudio Tieghi.
As unidades “light”, como ele chama, são mais baratas e têm menos exigências das franqueadoras -por exemplo, elas podem funcionar em espaços menores do que as lojas tradicionais.
O consultor de franquias Marcus Rizzo recomenda aos interessados nesses pontos mais baratos que questionem se a marca já tem experiência com esse formato menor.
Ele diz que o fato de pagar menos para uma operação menor não significa que vai dar lucro. “Quanto menos vai faturar? Quantos funcionários vai poder cortar?”, ele sugere perguntar.
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
O maior evento do setor de franquias, a feira vai ter um espaço dedicado aos negócios sociais pela primeira vez.
Tieghi diz que serão seis expositores, e que alguns deles são associações sem fins lucrativos, mas que se expandem com franquias, como a CVV (Centro de Valorização da Vida).
A entidade tem cerca de 70 franquias sociais em todo o país que possuem independência jurídica e financeira. Essas organizações seguem o modelo do CVV e, em contrapartida, usam a marca e recebem apoio em treinamento e divulgação.
A Colmeia, que dá capacitação profissional a jovens, é outra que estará lá. A coordenadora Marisa Donatiello explica que a organização estará na feira em busca de potenciais parceiros em diferentes lugares do país.
Há também empresas que buscam causar impacto social e ao mesmo tempo ter lucro. É o caso da EcoBike, que usa ciclistas para fazer entregas.
O dono da marca, Cristian Trentin, 31, de Curitiba, afirma que quer terminar a feira com pelo menos cinco novos franqueados. Segundo ele, um dos trunfos da empresa são os clientes corporativos.
Interessados precisam pagar uma taxa de franquia que varia de R$ 20 mil a R$ 35 mil, dependendo do ponto.
Daniel Jons, 47, é o franqueado de São Paulo. Ele diz que queria abrir uma empresa de negócios sustentáveis, mas “não tinha a menor ideia de como calcular preços, organizar sistema de pagamentos, enfim, como funcionava efetivamente”.
Confira a agenda da exposição:
Palestras para franqueadoras
Terça (23)
10h40 – Aspectos Legais (Sandra Brandão, do comitê de mulheres do franchising)
11h25 – Como selecionar um franqueado (Nelson Oshiro Hokama, da rede Multicoisas)
14h20 – Abordagem e argumentação de vendas (Marcelo Martins, da Cacau Show)
Curso para franqueados
Quarta (24), quinta (25), sexta (26)
14h, 16h30, 19h – Etapas essenciais para escolher uma franquia (com Andrea Oricchio, Angelina Stockler, Filomena Garcia, Juarez Leão, Leonardo Marchhi, Luis Stockler, Márcia Pires, Sidney Amendoeira, Tânia Zanin)
Expositores dos segmentos
Alimentação
Beleza, Saúde e Produtos Naturais
Informática e Eletrônicos
Construção e Imobiliária
Cosméticos
Educação
Entretenimento
Escola de Idiomas
Limpeza e Conservação
QUANDO de 24 a 27 de junho
HORÁRIO de quarta a sexta, das 13h às 21h; sábado das 11h30 às 18h30
ONDE Expo Center Norte, rua José Bernardo Pinto, 333
ENTRADA R$ 60 antecipado ou R$ 70 na hora
SITE abfexpo.com.br/
Folha de S. Paulo on-line – SP