Pesquisa da Fecomércio aponta que receita do comércio em MS está acima da inflação
GLAUCEA VACCARI
18 de Junho de 2015 | 16h12
Mato Grosso do Sul registrou queda de mais de 10% nas vendas de veículos, motos e peças no mês de abril, mas o aumento nas vendas de artigos pessoais e de escritório impulsionaram o aumento de 0,5% nas vendas do comércio varejista, segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio, do Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IFP-MS) divulgada nesta quinta-feira (18).
Conforme a pesquisa, em abril, foram registrados aumentos nas vendas dos segmentos artigos de de uso pessoal e doméstico (7,4%), de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos,de perfumaria e cosmético (6%) e material de construção (5,5%).
As maiores quedas nas vendas foram registradas nos segmentos de veículos, motos, partes e peças (-10,6%), móveis e eletrodomésticos (-8,7%), tecidos, vestuário e calçados (-3,7%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-,35%) e livros, jornais,revistas e papelaria (-1%).
Já em relação aos primeiros quatro meses do ano, os segmentos que mais contribuíram para a elevação das vendas foram equipamentos para escritório e informática (16,9%), artigos de uso pessoal e doméstico (8,2%), e materiais de construção (5,8%), além dos artigos farmacêuticos (4,3%) e combustíveis (4%) . Já as maiores quedas ocorreram nos segmentos veículos e peças (-6,2%), móveis e eletrodomésticos (-4,8%) e supermercados (3,1%).
De acordo com a Fecomércio, a receita nominal do comércio de varejo no estado teve aumento de 5,2% no período de janeiro a abril de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado, ficando acima da média nacional e dos índices de inflação.
A pesquisa tem como objetivo acompanhar o comportamento conjuntural dos principais segmentos do comércio varejista com base na Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com Fecomércio, Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste a apresentar variação positiva nas vendas do comércio varejista.
Correio do Estado on-line – MS