17/06/2015 às 05h00
A multinacional de beleza Coty, fundada na França em 1904 mas com sede nos Estados Unidos cresce no Brasil por meio de parcerias e pelo varejo em aeroportos, impulsionada pela venda de perfumes de estilistas e marcas de luxo, como Marc Jacobs e Calvin Klein. A companhia tem acordos comerciais com a Avon e a Jequiti, de vendas diretas, e com a Frajo, distribuidora do grupo Boticário que vende para lojas multimarcas. Os perfumes da Coty entraram nos catálogos da Avon em 2014, com as marcas Playboy e Adidas. Neste ano, foram adicionados três perfumes de celebridades (Jennifer Lopez, Beyoncé e David Beckham). As marcas são distribuídas também em varejistas especializadas e no catálogo da Jequiti, do Grupo Silvio Santos. Antes de chegar aos acordos, o grupo tentou comprar a rival americana Avon em 2012, por US$ 10,7 bilhões, mas não teve sucesso. No mesmo ano, iniciou conversas para adquirir a Jequiti, sem acordo. O presidente da Jequiti na época, Lásaro do Carmo Jr, disse que Silvio Santos desistiu de vender a companhia. A parceria com a distribuidora Frajo veio em 2013, para levar as marcas populares da multinacional ao varejo brasileiro. A Frajo, com sede em Campinas, representa com exclusividade marcas como Revlon e Ferrari, atendendo perfumarias, drogarias, supermercados e lojas especializadas. A Coty está presente em 130 países e sua receita líquida somou US$ 4,55 bilhões no ano fiscal de 2014, encerrado em 30 junho, com recuo de 2% na comparação com os 12 meses anteriores. Segundo o relatório de resultados, a receita no Brasil cresceu no período, refletindo as parcerias comerciais e joint ventures estabelecidas no ano fiscal de 2013, além das vendas em lojas de aeroportos.
Valor Econômico – SP