Celular respondeu por 10% das transações bancárias em 2014, diz BC
A telefonia móvel respondeu por 10% das transações bancárias em 2014, o dobro da participação verificada no ano anterior, segundo o Banco Central.
Relatório do BC sobre meios de pagamentos divulgado nesta quinta-feira (11) mostra que o acesso remoto a serviços bancários, o que inclui ainda outras formas de uso de internet banking, foi responsável por metade das transações no ano passado.
Desde 2009, o internet banking aparece como principal meio para transações bancárias, superando os caixas eletrônicos, que continuam em segundo lugar. Na época, no entanto, o uso de celulares para esses fins era praticamente inexistente.
Entre as operações listadas pelo BC estão transferências de valores, consultas a extratos e pagamentos de contas. Considerando apenas os serviços de pagamentos, a telefonia móvel foi utilizada em 2% das transações. A internet, em 40%.
Segundo o BC, desde 2011, o acesso remoto a serviços bancários cresceu 131%, enquanto o uso de agências e correspondentes bancários aumentou 21%. O acesso por caixas eletrônicos avançou 28% no período.
CARTÕES
O Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro do BC mostra ainda que houve aumento de 11% no uso de cartões de crédito e de 19% no débito. No cartão de crédito, 17% das transações foram via internet.
O valor das transações com cartões de débito e crédito, de R$ 593 bilhões, equivalem a 14% dos saques efetuados nos bancos.
O uso do cheque permaneceu em queda, com redução no volume de transações de 10% em 2014. A queda se deu, principalmente, nas transações de baixo valor, o que elevou em 8% o valor médio por cheque emitido, para R$ 2.414 em 2014.
Folha de S. Paulo on-line – SP