11/06/2015
Ana Paula Silva
São Paulo – Os centros de convenções já são realidade em alguns em shopping centers, que começam a disputar mercado com hotéis em organização de eventos corporativos. É o caso do Complexo Frei Caneca e do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, além do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas.
Além de contribuírem para o aumento da movimentação de pessoas nos malls, os congressos e feiras podem aumentar a receita das lojas em até 15%. O Centro de Convenções Frei Caneca, localizado no Complexo Frei Caneca, é um desses locais.
Inaugurado em 2001, ele foi planejado para oferecer um diferencial e suprir a demanda da época, explica o diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, Winston Chagas. “O shopping tinha de se destacar e oferecer algo distinto para a região, já que estava próximo de espaços como os shoppings Higienópolis e Paulista”, comenta.
Pesquisa de mercado
Segundo ele, a decisão de montar um espaço com este perfil foi norteada por uma pesquisa de mercado. “O centro de convenções começou a funcionar dois anos antes do shopping. Quando inauguramos já tínhamos um calendário anual com 14 feiras, 20 congressos e 28 bailes de formatura”. Apesar disso, atualmente o local, que comporta 3,9 mil pessoas sentadas em formato de auditório e paralelamente 4 mil flutuantes, em uma feira, só recebe eventos corporativos.
O Shopping Frei Caneca recebe até seis eventos por mês, em 10 mil metros quadrados. Com localização estrategicamente planejada e variedade de serviços como casas de câmbio, bancos, correios e restaurantes, os centros de compra conseguem atender as necessidades do público do evento que, normalmente, vêm de outros estados e países, comenta o diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, Winston Chagas.
Segundo o diretor, vários empresários têm interesse em conhecer a operação do Centro de Convenções, já que o espaço virou um case de sucesso. Chagas ressalta, porém, que é importante analisar se o local tem vocação e se realmente pede um empreendimento desse porte.
No interior
Quem também encontrou uma oportunidade para atuar neste nicho de mercado foi o espaço Expo Dom Pedro, localizado no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. O local possui 7 mil m², em um único nível, e comporta até 10 mil pessoas em pé e 3,5 mil pessoas em um evento de formatura, por exemplo.
De acordo com o diretor de operações e leasing da Sonae Sierra Brasil, Waldir Chao, a quantidade de eventos realizados varia, mas o espaço tem uma taxa de ocupação de 75% ao mês. “Os eventos aumentam o fluxo de visitas ao shopping e também impulsionam as vendas das lojas. Em especial das operações de alimentação”, comenta.
A localização do centro de eventos é outro destaque, já que possui acesso às rodovias que servem a região.
Além disso, está localizado a 30 minutos do aeroporto de Viracopos e a 5 minutos do Aeroporto Estadual Campo dos Amarais.
Outro centro de compras que em breve deve contar com um centro de convenções é o Plaza Shopping Itu. Segundo a diretora de gestão da Lumine, Luciane Arap, o espaço será inaugurado no segundo semestre de 2016 e irá comportar mais de 400 visitantes, em dois pisos. “Queremos oferecer um complexo multiúso. Prova disso é que, em 2012, inauguramos um Hotel Ibis e em 2016 teremos um centros de convenções.”
Segundo ela, existe uma crescente demanda na cidade por locais que ofereçam uma infraestrutura para eventos corporativos e casamentos.
DCI – SP