09 de Junho de 2015 18:43
Por Maureen Morrison, do Advertising Age
O McDonald’s anunciou Silvia Lagnado, ex-executiva da Bacardi, como sua nova diretora global de marketing. A contratação segue a promoção do antigo diretor global de marca, Steve Easterbrook, para CEO da empresa, no dia 1º de março. Ela também chega em um momento em que o McDonald’s está trabalhando para reverter um prolongado declínio em suas vendas, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.
A empresa não tem um diretor global de marketing desde Mary Dillon, que deixou a companhia em 2010, ainda que uma porta-voz da multinacional tenha dito que muitas das responsabilidades do marketing global estavam sendo cumpridas por Dean Barret. O vice-presidente sênior de marketing global anunciou sua aposentadoria recentemente, depois de 40 anos trabalhando na rede.
Não é uma surpresa que Easterbrook, executivo de marketing agora comandando a maior cadeia de fast-food do mundo, tenha ressuscitado o cargo de CMO. Em sua nova posição, Lagnado será responsável por todos os aspectos de gerenciamento global da marca, incluindo marketing global e insights de menu e de consumo, de acordo com comunicado da companhia. Simultaneamente, a empresa anunciou que Robert Gibbs, antigo secretário de imprensa da Casa Branca durante a gestão de Barack Obama, foi contratado como diretor global de comunicações.
Robert e Silvia são dois líderes talentosos e altamente respeitados, que trazem uma rica experiência e uma perspectiva diferente para o McDonald’s enquanto nós criamos uma empresa mais moderna, disse Easterbrook em comunicado. Trazer a empolgação de volta para o nosso negócio e para a nossa marca é fundamental para o nosso plano de mudança, e Robert e Silvia com seus respectivos times terão papeis fundamentais em dar vida para essa estratégia, complementou.
Silvia, que foi nomeada uma das cem mulheres mais influentes da propaganda pelo Ad Age em 2012, foi diretora de marketing na Bacardi Limited, posição que abandonou no fim de 2012. Antes, a executiva passou mais de 20 anos da Unilever, onde foi a primeira diretora global de marca da Dove, posição em que ela supervisionou a campanha pela Real Beleza. Ela também ganhou experiência na área de alimentos enquanto estava na Unilever, quando, em 2006, foi do núcleo de cuidados pessoais para a vice-presidência executiva de alimentos.
A nova CMO também foi nomeada Women to Watch pela Ad Age em 2003. Com graduação em engenharia civil, entrou no departamento de marketing da Unilever em 1987 e rapidamente se tornou uma estrela. Em dois anos, se tornou diretora de desenvolvimento de marca na sede da Unilever em Londres. Depois, trabalhou na regionalização europeia das marcas de desodorante, trabalhando, inclusive, no lançamento do desodorante Dove na Europa. Nos últimos dois anos, trabalhou como diretora não executiva na Inglaterra, no Brasil e nos Estados Unidos.
No começo desta semana, o McDonalds anunciou que suas vendas em lojas em maio nos Estados Unidos caíram 2,2%. Comparavelmente, as vendas caíram apenas 0,3% globalmente, enquanto elas melhoraram na Europa e continuam defasadas na Ásia.
Colaborou Laurel Wentz
Tradução: Odhara Rodrigues
Meio e Mensagem on-line – SP