Varejista sueca de móveis pretende investir 1 bilhão de euros em esforços sustentáveis
A sueca IKEA, maior varejista de móveis do mundo, pretende investir 1 bilhão de euros em energia renovável e em ações para ajudar as nações mais pobres a lidar com as mudanças climáticas. O CEO da empresa, Peter Agnefjall, disse que as iniciativas não irão elevar os preços nas lojas da rede no mundo e têm como motivação principal o desejo de ajudar a lidar com as mudanças do clima. Comunicar essas ações aos clientes é secundário, disse o executivo.
Uma pesquisa realizada pela IKEA identificou que somente 41% dos clientes enxergam a IKEA como uma empresa que assume responsabilidade social e ambiental, abaixo de sua meta de chegar a 70% neste ano.
Com vendas de 30 bilhões de euros no ano passado, a varejista pretende chegar a 2020 com 100% da energia das lojas gerada a partir de fontes sustentáveis. Para isso, investirá 600 milhões de euros em usinas de energia eólica e solar, além do 1,5 bilhão de euros investidos desde 2009. A empresa já conta com 314 turbinas de vento e 700 mil painéis solares nos telhados de suas lojas.
Já a IKEA Foundation, braço de caridade da rede, investirá 400 milhões de euros até 2020 no apoio às famílias e comunidades em países vulneráveis a impactos das mudanças climáticas, como inundações, secas e desertificações.
Revista No Varejo on-line – SP