No acumulado do ano o movimento dos consumidores nas lojas avançou 1,6%, segundo Serasa Experian
A atividade do comércio cresceu 3,4%, em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a abril, o avanço foi de 0,6%, já efetuados os ajustes sazonais.
Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que mostrou o resultado do acumulado do ano. De janeiro a maio de 2015, a atividade do varejo avançou 1,6%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com os economistas da instituição, o aumento dos custos do crediário e a redução na intenção de compra por parte do consumidor estão prejudicando o desempenho do comércio varejista neste ano, o que faz com que esse se mantenha em ritmo lento de crescimento.
O segmento que registrou a maior retração em maio foi Veículos, motos e peças, com recuo de 18,1%, na comparação anual. Por outro lado, o movimento dos consumidores nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática cresceu 7,4%, e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, a alta foi de 0,03%.
No acumulado do ano, o segmento que contempla vestuário cresceu 6,2%, e o de móveis 4,6%. Já o segmento de veículos registrou queda de 12,2%.
Revista No Varejo on-line – SP