01/06/2015
Ana Paula Silva
São Paulo – Mesmo em meio a uma economia desacelerada, algumas marcas de luxo vão manter planos de expansão no Brasil. Enquanto a francesa Alexandre de Paris prevê entrar em três novos estados, a austríaca Swarovski pretende avançar em comunicação e publicidade para abrir novas lojas.
Com três unidades em centros de compras da capital paulista como o Shopping Center Iguatemi, o Higienópolis e o Cidade Jardim, e ainda um display em Rio Claro (SP), a marca europeia de acessórios de luxo para cabelos, Alexandre de Paris, aposta em expansão.
A bandeira, com artigos que custam de R$ 100 a R$ 500, pretende conquistar novos mercado nos estados de Minas Gerais, Paraná, Goiás e Rio de Janeiro. “O grande desafio de trazer a marca para o País é que a grande maioria das consumidores ainda não tem o hábito de prender o cabelo com acessórios, ou até de investir em uma marca de luxo para ter esses itens”, diz a representante da marca no Brasil, Isabel Abucham Cândido.
Sem abrir valores, a marca diz ter aumentado em 23% a renda entre 2013 e 2014 no País. A meta é continuar crescendo com as novas inaugurações previstas para este ano. A bandeira possui tíquete médio de R$ 450 e tem o público majoritariamente formado pelas classes A e B. “Nossas clientes, normalmente são mulheres e têm acima de 30 anos. A maioria delas tem independência financeira, que permite o investimento nos nossos produtos”, afirma a empresária.
Diferencial
A representante da marca francesa explica que os diferenciais dos acessórios estão na confecção e na composição. Os artigos são fabricados artesanalmente, e têm 80% de acetato na composição: “um componente que permite melhor ajuste do produto ao cabelo”.
Isabel Cândido comenta que na França são lançadas duas coleções por ano, e para abastecer as lojas no Brasil ela tem de realizar seis compras em 12 meses. “Compro cinco mil peças por semestre e busco variar ao máximo possível, com itens novos”. A marca atua em 32 países e possui mais de 200 pontos de venda. Em seu portfólio de produtos ela tem uma linha para crianças e outra para noivas.
Franquias
Outra atenta às brasileiras é a Swarovski, que além de acessórios também comercializa joias. Em 2015 planeja abrir mais 10 pontos de venda, entre lojas próprias e franquias, sendo em 2016 a marca pretende chegar a 60 butiques. A empresa não divulgou o faturamento de 2014. “Em 2013, a empresa teve faturamento anual global de 3,02 bilhões de euros. A rede distribui os produtos em quase 170 países e conta com mais de 30 mil colaboradores, em todo o mundo” comentou a diretora geral da Swarovski no Brasil, Carla Assumpção.
Segundo ela, a estratégia será investir em publicidade para comunicar o conceito de luxo da marca e dos produtos acessíveis para todos os dias. A empresa está em 15 estados no Brasil e tem 44 lojas, espalhadas por locais como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e São Paulo.
DCI – SP