20/05/2015 Não tem crise no mercado brasileiro de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, que cresce a taxas médias anuais próximas a 10% há quase 20 anos. Somente a indústria faturou R$ 43,2 bilhões em 2014, alta de 13% ante o ano anterior. E quando se investe em nichos desse mercado as chances de sucesso podem ser ainda maiores, como mostram os números da Mercearia do Banho, varejista que atua no Distrito Federal. Rodrigo Naves de Oliveira, seu fundador, diz que a expectativa é crescer entre 20% e 25% este ano. Em 2014, o faturamento não revelado evoluiu 38% e no ano anterior, 78%. Além de estar num ramo que não para de crescer, o diferencial da Mercearia do Banho, explica Oliveira, é a linha de produtos de higiene pessoal, cosméticos e para a casa, como essências e velas aromatizadas, com pegada natural: alguns são totalmente orgânicos; outros contêm menos corantes, conservantes, sem deriva dos de petróleo e isentos de testes com animais, entre as principais características. Oliveira diz que o negócio não está alheio às oscilações da economia, mas ele tem conquistado bons índices de crescimento investindo em expansão orgânica e produtos com marca própria. Desde 2014, trabalha no desenvolvimento da marca e já tem quatro produtos na prateleira, dois lançados este ano, entre os dez que pretende colocar no mercado ainda em 2015. O investimento previsto é de R$2 milhões somente no desenvolvimento dos produtos. Com a marca própria, meu custo é menor e tenho maior controle de preços na ponta. Revendo produtos de outros cinco fabricantes, que aumentaram os preços e não tenho como absorver tudo. Assim como a qualidade, preço é importante para os negócios. A produção, diz o empresário, é terceirizada no momento. Entretanto, já planeja construir uma fábrica própria, em dois a três anos, com investimento estimado entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões. A ideia é abastecer as próprias lojas com a verticalização, além dos planos de crescimento por meio do sistema de franchising. Oliveira afirma que o projeto de tornar a Mercearia do Banho em franquia já está em fase adiantada, de formatação de contratos e modelos de negócios, e deverá ser lançado no começo de 2016. A empresa tem investido no comércio online também, há um ano. Mês passado, revigorou o site e espera que o comércio eletrônico acrescente até 25% a mais no faturamento. “Girava em torno de 8%, mas era de difícil navegação e sei que a procura é grande, pois em Brasília recebemos muitos consumidores de fora.” Ex-proprietário de salão de beleza, Oliveira abriu a primeira loja em 2011, num shopping brasiliense. Hoje, já são duas, além de um quiosque, e uma terceira unidade está prevista para ser inaugurada em agosto, todas em shoppings no Distrito Federal. Ainda cogitamos a oportunidade de abrir mais uma loja neste ano. A segunda unidade foi criada como um ambiente de experimentação também, onde a decoração e os aromas propiciam aos clientes uma sensação de bem-estar. Este é outro diferencial. Não queremos vender apenas produtos, mas também induzir a uma experiência de bem-estar e melhor qualidade de vida, observa.
Brasil Econômico – SP