Por Redação SM – 18/05/2015
Loja na capital paulista trará produtos exclusivos do País, descobertos em pesquisas realizadas pela empresa em diferentes regiões do Brasil
O supermermercado gastronômico e de produtos artesanais italianos vai inaugurar amanhã, terça-feira (19/5), sua primeira unidade na América Latina, em São Paulo.
A loja, a exemplo de qualquer outro país, foi inspirada no primeiro Eataly em Turim, Itália, fundado por Oscar Farinetti, em 2007. O empreendimento no Brasil foi viabilizado pela parceria entre o Eataly Itália (do sócio Luca Baffigo, além do próprio Oscar), os americanos do B&B Hospitality Group (dos chefs Mario Batali, Joe e Lidia Bastianich), os irmãos Adam e Alex Saper e o Grupo brasileiro St Marche (que opera o Empório Santa Maria e 18 unidades do St Marche Supermercados).
Com 4,5 mil metros quadrados distribuídos em três pisos, a unidade paulistana seguirá o padrão das demais e terá no mix produtos artesanais italianos e locais. Também haverá, segundo a empresa, surpresas brasileiras descobertas em pesquisas realizadas pela equipe da varejista em diferentes regiões do País.
A unidade contará com sete restaurantes temáticos (Il Crudo, Le Verdure, La Piazza, La Carne, Il Pesce, La Pasta e La Pizza) e um restaurante com bar, exclusivo da capital paulista: Brace Bar e Griglia. Em outros pontos de alimentação, encontram-se duas cafeterias (Lavazza e Vergnano), uma gelateria (Il Gelato di Venchi), uma pasticceria (La Pasticceria di Luca Montersino), uma chocolateria (Il Cioccolato Venchi), um bar de sucos de frutas feitos na hora (Bar della Frutta) e um balcão de Nutella.
O supermercado possui 22 departamentos, com um total de 7 mil produtos comercializados, incluindo padaria, hortifrúti, açougue, peixaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarella, queijos, carnes curadas e laticínios. Haverá ainda todas as categorias essenciais de uma mercearia, como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, destilados, livraria e bazar.
Todos esses produtos não ficam concentrados em uma área. Eles são distribuídos por todo o local, mas próximos aos restaurantes temáticos com o qual tem maior complementaridade. Seguindo essa lógica, o hortifrúti fica próximo ao Le Verdure, o açougue perto do La Carne e assim por diante. Além disso, existem cinco laboratórios de produção artesanal de produtos de confeitaria, pães, pasta, cerveja e mozzarella fresca.
“A cidade de São Paulo já tem uma cultura gastronômica forte. Estamos muito animados com essa nova unidade, que vai contribuir ainda mais para isso”, afirma Oscar Farinetti, fundador do Eataly. “O projeto dessa loja é lindo e nós esperamos que ele se torne uma referência para os paulistanos, os turistas, os epicuristas e os amantes da cozinha italiana”, completa.
Revista Supermercado Moderno online – SP