13/05/2015 19:24
Por Adriana Mattos
SÃO PAULO Braço de varejo de farmácias do banco BTG Pactual, a Brasil Pharma registrou melhora em
alguns indicadores, apesar da queda nas vendas no início deste ano. O prejuízo diminuiu, passando de R$ 185,2
milhões de janeiro a março de 2014, para uma perda de R$ 88,6 milhões no mesmo período de 2015. A margem
bruta foi de 24,3%, versus 18,8% no mesmo intervalo de 2014 (e 26% no quarto trimestre).
A margem de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês), passou de
um índice negativo de 15,4% para uma taxa também negativa, porém menor, de 4,5%. A receita líquida, porém,
sofreu retração de quase 4%, para R$ 819 milhões.
Assim como no quarto trimestre, a comparabilidade das vendas do trimestre foi prejudicada pelas atividades
promocionais conduzidas durante o primeiro trimestre de 2014, quando a companhia buscava ganhar eficiência
com a redução do nível de estoques, informa no relatório.
Esse efeito tende a diminuir já no segundo trimestre, à medida em que o efeito das promoções no ano passado é
reduzido. Dentro desse contexto, a companhia vendeu menos em relação ao ano anterior, porém com forte
recuperação de margem, em continuidade à tendência já observada nos dois últimos trimestres.
(Adriana Mattos | Valor)
Valor Econômico on-line – SP