Empresa amplia receita em 10,3% na comparação anual, mas lucro cai 6,2%
O grupo Iguatemi, um dos principais administradores de shopping centers do mercado brasileiro, fechou o primeiro trimestre de 2015 com vendas totais de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita líquida da empresa teve uma expansão de 13,8%, para R$ 148,8 milhões.
Em relatório aos investidores, a empresa disse que as vendas em seus shopping centers tiveram uma expansão de 7,3% pelo critério mesma área (SAS), acima da alta em mesmas lojas (SSS), de 7,2%. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) subiram 4,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Os resultados foram comemorados pela empresa, que destacou a resiliência de seu portfólio de shoppings, o crescimento das vendas orgânicas dos empreendimentos e a maturação dos shoppings e expansões inaugurados nos últimos anos.
O aluguel em mesmas lojas (SSR) e mesmas áreas (SAR) subiram mais que as vendas, com alta de 8,1% no trimestre, acima dos índices de inflação (IGPM de 3,1% e IPCA de 8,1%). Nos últimos trimestres, a empresa tem tido um aumento de receitas acima do crescimento dos custos, permitindo a diluição das despesas administrativas e operacionais.
Para este ano, a Iguatemi pretende ampliar sua receita líquida entre 12% e 15% e obter uma margem Ebitda entre 76% e 79%.
Revista No Varejo on-line – SP