Por Viviane Sousa viviane.sousa@sm.com.br – 08/05/2015
Com adesão de 90% dos fornecedores de FLV da varejista, projeto também impulsionou em 8% o movimento de clientes na seção
Um ano após dar início ao programa de garantia de origem de frutas, legumes e verduras comercializadas em suas 27 lojas, a rede catarinense Angeloni elevou o volume de vendas desses produtos em 26%. A estratégia feita em parceria com a Acats (Associação Catarinense de Supermercados) foi implantada em 2013. Segundo Alex Ribeiro, diretor comercial da varejista, os resultados continuam crescendo. Só no primeiro trimestre deste ano, a alta nas vendas da seção avançaram 13%. Para ele, isso deixa claro que o público entendeu e valorizou a proposta. Com faturamento de R$ 1,06 bilhão em 2014, a rede é a 15ª colocada no Ranking de Supermercados de SM.
O projeto de rastreamento foi implantado como parte do planejamento comercial do Angeloni. Avaliávamos na ocasião como obter melhor retorno com a área de hortifrútis. Diante das tendências do mercado, percebemos que um programa de garantia de origem tinha potencial, disse Ribeiro em palestra realizada na manhã de ontem (07/05), durante o 31º Congresso da Apas (Associação Paulista de Supermercados), realizado em São Paulo.
Com a iniciativa, o Angeloni conseguiu não apenas melhorar a qualidade dos produtos, mas também fazer sua parte em prol do meio ambiente. Afinal, tudo é produzido com maior controle do uso de agrotóxicos, contou o diretor comercial. Para colocar o programa em prática, a varejista fez parcerias com produtores locais. Uma equipe técnica foi montada e ficou responsável por mostrar aos fornecedores as vantagens de participar do programa, entre outras atividades.
Os produtores também foram orientados quanto a questões legais e a necessidade de a produção ser rastreada pela rede. Quando começamos, apenas 25% dos fornecedores e 48% dos nossos hortifrútis eram rastreados. Conseguimos fechar o primeiro com mais de 70% de adesão. Hoje, mais de 90% de nossos produtores e seus produtos têm a origem identificada, revelou Ribeiro.
Outro resultado positivo foi o aumento do tráfego de clientes na seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras). Em um ano, a alta foi de 8%. Para tornar seu programa de garantia de origem ainda mais completo, o Angeloni adotou na seção um sistema de etiquetas eletrônicas que possuem um QR Code. Ele permite aos clientes acessar o processo de rastreamento dos produtos. Pelo aplicativo para smartphone, é possível ver fotos e ler informações sobre o lugar onde o hortifrúti foi produzido, além de acompanhar todo seu trajeto até chegar às gôndolas do supermercado.
Revista Supermercado Moderno online – SP