04/05/2015 18:06
Por João José Oliveira
SÃO PAULO A Multiplus, empresa de programas de fidelidade controlada pela TAM, registrou no primeiro
trimestre lucro líquido de R$ 100,12 milhões, valor 34,1% superior ao apurado em igual período de 2014.
Na mesma base de comparação, a receita líquida teve aumento de 21,3%, para R$ 534,4 milhões, enquanto o
faturamento com pontos teve expansão de 18,6%, a R$ 638,4 milhões.
Com esses resultados, a Multiplus encerrou o primeiro trimestre com margem líquida de 18,7%, uma
rentabilidade 1,8 ponto percentual superior à obtida em igual período de 2014.
Os pontos emitidos recuaram 0,4%, para 22 bilhões, mas os pontos resgatados cresceram 8,6%, para 19 bilhões,
com destaque para os resgates realizados junto a parceiros e serviços fora do setor aéreo, que tiveram evolução de
62,1%.
Segundo a Multiplus, a queda de emissão de pontos foi impactada principalmente pela desvalorização do real.
Além disso, a economia mais fraca tornou nosso programa de fidelidade mais eficaz do que nunca, reforçando a
participação na rede e os resgates, disse a empresa em comunicado.
Sobre o faturamento de pontos, a Multiplus apontou que houve crescimento de 19,9% nesse indicador junto a
bancos, varejo, indústria e serviços devido principalmente ao câmbio e ao melhor preço médio unitário de cada
troca.
A Multiplus disse ainda que a receita líquida apresentou crescimento devido ao aumento da receita com pontos
expirados e não resgatados (breakage) em 37,6%, gerado por um forte crescimento do faturamento e uma curva de
reconhecimento elevada.
No segmento financeiro, a Multiplus afirmou que teve receita de R$ 36,4 milhões no trimestre, crescimento de
13,2% comparado a igual período de 2014, em tendência determinada pelo expressivo foi beneficiado devido ao
aumento da taxa básica de juros (CDI) e melhoria do desempenho da carteira no geral.
A Multiplus também efetuou a compra antecipada de passagens aéreas da TAM Linhas Aéreas, que ofereceu
melhores rendimentos do que outros investimentos.
A empresa encerrou o primeiro trimestre de 2015 com 12,9 milhões de participantes, 14,2% mais que um ano antes
e 2,4% mais que em dezembro do ano passado.
(João José Oliveira | Valor)
Valor Econômico on-line – SP