04/05/2015 às 05h00
Por Sérgio Ruck Bueno | De Porto Alegre
Após dois anos de desenvolvimento e com investimentos de R$ 350 mil, o grupo vinícola Famiglia Valduga, com sede em Bento Gonçalves (RS), ativou sua loja virtual na internet com o plano de que ela responda por pelo menos 8% das vendas anuais em 2018. O novo canal entrou em operação com um portfólio de 250 itens e pretende ser um instrumento de “conveniência” para os clientes sem rivalizar com o varejo tradicional que comercializa os produtos da empresa, disse a diretora comercial Juciane Casagrande. “Às vezes os consumidores visitam a vinícola e depois não encontram os produtos em lojas físicas em suas regiões de origem”, explicou a executiva, para quem a compra por intermédio do site por ser ainda um “estímulo” para os consumidores procurarem o varejo convencional, incluindo casas especializadas e supermercados. Segundo ela, a loja virtual vai vender toda a linha de vinhos e espumantes da Casa Valduga, os espumantes Ponto Nero e vinhos importados da Domno, além de sucos, geleias, antepastos e balsâmicos da Casa Madeira. A loja começou a operar com uma base de 15 mil usuários já cadastrados no site da Casa Valduga e inclui funcionalidades como uma confraria que oferece assinaturas de três pacotes distintos de vinhos e espumantes por mês, a preços que variam de R$ 150 a R$ 500. Há ainda um clube de vinhos que dá direito a descontos e lançamentos antecipados e nos próximos dias será disponibilizada uma enoteca com produtos de safras mais antigas. Conforme Juciane, o grupo Valduga vendeu 2,8 milhões de garrafas de vinhos e espumantes no ano passado alta de 27% sobre 2013. Para este ano, a meta é de uma nova expansão, desta vez de 20% em volume, para quase 3,4 milhões de garrafas. A evolução da participação do ecommerce será gradativa, mas pode “surpreender” e superar os 8% projetados para daqui a três anos, acredita a diretora. As vendas da loja virtual serão entregues pelos Correios e por transportadoras terceirizadas e, conforme Juciane, a meta da empresa é colocar os produtos nas mãos dos clientes em no máximo sete dias úteis nas regiões Sul, Sudeste e CentroOeste do país.
Valor Econômico – SP