SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Desafio atual do microempreendedor é melhorar sua gestão, diz presidente do Sebrae Negócios

Webmaster by Webmaster
30 de abril de 2015
in Notícias
A A

29/04/2015 – 08:56

Segundo Luiz Barretto, a entidade presta consultoria para quem busca profissionalizar suas atividades, reduzir custos e descobrir novos mercados.

Os cinco milhões de microempreendedores devem aproveitar o ajuste deste ano na economia do País e apostar na melhoria da gestão de seus próprios negócios. Esse é o caminho apontado pelo presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, para um dos segmentos que mais cresceram nos últimos anos, sobretudo com o surgimento da nova classe média de empreendedores.

“Nesse ano de ajuste, faz toda a diferença arrumar os negócios ‘para dentro’, inovar em processos. Ter uma melhor gestão é a questão básica”, diz Barretto, que percorreu vários estados em meados deste mês, durante a 7ª Semana do Microempreendedor Individual. O Sebrae instalou 300 tendas pelo País e realizou 150 mil atendimentos.

Segundo ele, o microempreendedor pode dar os seguintes passos para melhorar a gestão: radiografia de gastos, redução de despesas com energia elétrica, conhecer mais a concorrência e descobrir novos nichos de mercado.

Os pequenos negócios, ressalta Barretto, vem resistindo ao nível mais moderado de crescimento da economia brasileira. Em 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1%. Em sentido contrário, foi registrada a inscrição de mais um milhão de pessoas no programa de Microempreendedor Individual (MEI). “Houve aumento do salário, do Bolsa Família, o que ajuda a sustentar quem está no MEI”, avaliou.

Criado em 2009, o MEI exige que o empreendedor fature até R$ 60 mil por ano. Entre as 470 atividades permitidas, as principais são as de vendedor de roupas, cabeleireiro, pedreiro, cozinheiro de lanches e eletricista. Cerca de 59% do total têm menos de 40 anos de idade. E entre os 5 milhões de microempreendedores, 47% são mulheres – acima do percentual de 31% das pessoas quem têm micro e pequenas empresas.

“Só existem vantagens para o empreendedor sair da informalidade. No MEI, o valor médio do imposto cobrado é 40 reais por mês”, ressaltou Barretto.

Quem está buscando a profissionalização de seus negócios, pode procurar as unidades do Sebrae espalhadas pelo Brasil. Segundo Barretto, um dos principais serviços da entidade é o Soluções SEI, com aulas gratuitas para quem quer aprender a administrar os negócios, controlar o dinheiro, planejar, vender, comprar e trabalhar no sistema de cooperativismo.

O empreendedor pode escolher a forma que pretende estudar ou se informar por meio do SEI: curso presencial, cartilha, audiolivro, informações pelo celular (SMS), curso pela internet ou material audiovisual.

O Sebrae utiliza o aplicativo de internet Qipu para auxiliar os microempreendedores. Por meio de telefone celular, computador ou tablet, é possível ter um sistema simples de gestão que avisa as datas de pagamento de impostos, organiza o registro de vendas e ajuda a controlar as vendas. | PB.

Fator Brasil – SP

35
Previous Post

Nova agenda para a defesa do consumidor no país

Next Post

Atacarejos ultrapassam pela primeira vez hipermercados em número de lojas

Conteúdos Relacionados

Shoppings: 1.143 marcas abriram novas lojas no segundo trimestre
Notícias

Fitch espera recuperação lenta do varejo brasileiro em 2024

5 de dezembro de 2023
No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share
Notícias

No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share

5 de dezembro de 2023
Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades
Notícias

Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades

5 de dezembro de 2023
Next Post

Atacarejos ultrapassam pela primeira vez hipermercados em número de lojas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Fitch espera recuperação lenta do varejo brasileiro em 2024
  • No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share
  • Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Fitch espera recuperação lenta do varejo brasileiro em 2024
  • No Mercado Livre, a ordem é ganhar market share
  • Safra questiona plano da Americanas na Justiça e cita supostas irregularidades

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.