25/04/2015
Investir nas pessoas pode reduzir o turnouver e trazer resultados positivos para o varejo
Apesar de a educação corporativa não ser relacionada diretamente aos resultados das organizações, seu papel é fundamental para reduzir o turnover, um dos principais problemas enfrentados pelo varejista. Por se tratar, em sua maioria, de pessoas no início da carreira profissional, fica difícil reter essa nova geração de profissionais sem estímulos.
A rede de restaurantes Habib’s reduziu seu turnover em 50% com a implantação da Universidade Corporativa em 2009. De acordo com a diretora de Recursos Humanos da rede, Ana Paula Cesar, os cursos já contam com mais de 100 mil participações, em 210 mil horas de treinamento para os profissionais de toda a rede, que possui mais de 450 lojas.
O maior desafio para a implementação da universidade foi absorver todo o conhecimento do fundador da marca e condensar em módulos de cursos, afirmou Ana durante sua apresentação no 2º Congresso Internacional de Franchising ABF, que discutiu a gestão do capital humano.
A diretora citou outro grande desafio: fazer os colaboradores se interessarem pelas aulas.
Para gerar interesse criamos um plano de carreira bem desenhado. Além dos cursos para aprimoramento profissional, oferecemos aulas para desenvolvimento pessoal, explicou Ana. Segundo a executiva, as aulas começaram sem nenhum apoio tecnológico e, depois de dois anos a rede investiu em vídeo-aulas e outros materiais digitais.
O plano de educação do Habib’s é divido em 4 Escolas de Competências: Gestão, Essenciais, Técnicas e de Desenvolvimento. E são destinados a profissionais de todas as áreas e franqueadoras da rede.
Revista No Varejo on-line – SP