Por Redação SM – 16/04/2015
Com receita de R$ 86,3 bilhões no ano passado, as principais redes regionais tiveram alta real de 6,2% já descontada a inflação média de 6,33% de 2014. O avanço foi menor em comparação aos 8,1% de 2013. Ainda assim, o resultado pode ser comemorado a julgar pelas dificuldades impostas ao setor no ano passado. Os dados são do 44º Ranking de Supermercados, feito por SM.
O aumento foi puxado pelas redes que inauguraram lojas. Elas representaram 32% do total de empresas regionais e cresceram 11% real. O resultado confirma que expansão segue como um pilar importante para a evolução dessas empresas.
Para Manoel de Araujo, sócio-diretor da Martinez de Araujo Consultoria, a expansão de lojas ajuda as regionais a ganhar visibilidade no mercado. Com isso, conseguem escala para melhorar a negociação com fornecedores e, entre outras melhorias, trabalhar com preços mais competitivos e elevar margens, explica.
Para saber mais sobre o desempenho das redes regionais, consulte a edição de abril de Supermercado Moderno. A publicação começará a circular amanhã (dia 17/4).
Revista Supermercado Moderno online – SP