01/04/2015
Na comparação com fevereiro, o aumento foi forte, de 21,7%, segundo ACSP
As vendas do comércio em São Paulo apresentaram aumento de 2,5% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou hoje (01) a ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Na comparação com fevereiro, o aumento foi ainda maior, de 21,7%.
Segundo a Associação, no entanto, a leitura de março está prejudicada pela realização do Carnaval em março de 2014 e também em fevereiro de 2015 – o evento enfraquece as vendas porque esvazia o comércio. Já o resultado do trimestre (janeiro a março de 2015) está livre do chamado efeito-calendário.
Além do fator Carnaval, o aumento na comparação anual deve-se ao dia útil a mais que o março teve neste ano. Já a expressiva alta frente a fevereiro deve-se aos três dias úteis a mais de março na comparação com o segundo mês do ano.
Considerando o primeiro trimestre deste ano, houve recuo, de 3,3%. “Esse resultado se deve aos ajustes pelos quais a economia passa para o combate à inflação e a restauração da credibilidade das contas públicas. Outros fatores são o aumento de tarifas, que comprime a renda, e a queda na confiança do consumidor”, avaliou, em nota, Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Considerando as vendas à vista, elas recuaram 3,9% de janeiro a março de 2015, frente ao mesmo período de 2014, impactadas pelas quedas da massa salarial e do nível de emprego. Já as vendas a prazo caíram um pouco menos, 2,6%. “Esperamos que, passada a fase mais aguda dos ajustes, o comércio possa voltar a se recuperar gradualmente”, opina Alencar Burti.
Revista No Varejo on-line – SP