Varejista alcança valor recorde de 10,9 trilhões de pesos chilenos em 2014
Um dos maiores varejistas da América Latina, o Cencosud, cresceu 5,5% em receitas no ano passado, na comparação com 2013. Ao todo, a companhia alcançou receita recorde de 10,9 trilhões pesos chilenos.
Contribuiu para o resultado o aumento das vendas dos supermercados nos cinco países onde a marca atua, incluindo o Brasil, com destaque para as operações de departamento no Peru e a divisão de bricolagem (Home Improvement) na Colômbia.
O crescimento em supermercados ficou em 6,6%, liderado pela abertura de 12 novas lojas. A divisão de Home Improvement cresceu 4,1%; os Serviços Financeiros 10,7%; Shopping Centers 4,6% e a divisão de Serviços Financeiros (Card Services) cresceu 2,2%.
O Ebtida ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da companhia cresceu 1,3% em 2014, para 737 bilhões de pesos chilenos.
O lucro anual, por sua vez, chegou a 191,024 milhões de pesos chilenos, 16,9% inferior ao de 2013. Segundo a empresa, esse resultado deve-se ao impacto da desvalorização do peso chileno em relação ao dólar.
Quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud opera no País desde 2007 com 370 estabelecimentos, está presente em oito Estados por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues.
Revista No Varejo on-line – SP