25/03/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A Netshoes informou que avalia abrir um novo negócio na área de varejo eletrônico neste ano, como parte dos planos de sua expansão acelerada. Ontem, a varejista online de artigos esportivos anunciou que recebeu aporte de US$ 45 milhões da empresa americana de investimentos Riverwood Capital e do International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial voltado ao setor privado. Os aportes recebidos desde março de 2014 somam US$ 215 milhões. Nesse intervalo, a Netshoes ampliou o número de membros do conselho de administração, que agora conta com representantes do Riverwood, IFC, Tiger Global Management, GIC, Kaszek Ventures, Temasek Holdings, além de conselheiros como Paul Tagliabue (exdirigente da NFL), Cássio Casseb (expresidente do Banco do Brasil) e Nilesh Lakhani (exdiretor financeiro da Yandex). Leonardo Dib, diretor financeiro da companhia, disse que a Netshoes também avalia fazer uma aquisição como parte desse processo de crescimento. “A perspectiva da empresa é manter um crescimento sustentável e, por isso, fará movimentos estratégicos. Fusões e aquisições são uma possibilidade”, disse Dib, sem fornecer mais detalhes. Em dezembro de 2014, a Netshoes já investiu R$ 35 milhões para lançar a Zattini, loja virtual de moda. Com a iniciativa, a empresa passou a competir no mercado de moda online, atualmente a área que mais cresce no comércio eletrônico e que, em 2014, respondeu por 18% do volume de vendas pela internet no país. O consumo online responde por 3% do varejo de moda, ou cerca de R$ 6 bilhões. De acordo com a consultoria Euromonitor, esse segmento vai chegar a R$ 7,6 bilhões até 2018. Enquanto no Brasil 3% das vendas são feitas pela internet, nos Estados Unidos esse percentual chega a 8%, o que indica o potencial de expansão desse segmento no país. “O mercado de moda é muito maior que o mercado de artigos esportivos e tem um forte potencial de crescimento em vendas pela internet”, afirmou Dib. De acordo com dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o mercado de artigos esportivos movimentou R$ 15,11 bilhões em 2014, contra R$ 199,7 bilhões do mercado de moda. A Netshoes já é a maior empresa online de artigos esportivos. Para manter um crescimento acelerado, precisa diversificar a sua operação. Além da abertura da Zattini, a Netshoes avalia abrir outro negócio neste ano. “Um dos focos do investimento neste ano será em novas verticais. Existe grande potencial em moda mas vamos avaliar outras possibilidades”, disse. A companhia também planeja acelerar a expansão na América Latina. Os negócios no México e na Argentina cresceram mais de 100% em receita no ano passado e a meta neste ano é reforçar a atuação nos dois países. A companhia avalia ainda ampliar as linhas de marcas próprias. Em 2014, a Netshoes lançou as marcas All4One, de dispositivos para atletas, e Gonew, linha para apreciadores de esportes. Sem citar números, Dib afirmou que as marcas próprias têm contribuído para melhorar a rentabilidade da companhia. A Netshoes fechou 2014 com avanço de 20,1% na receita líquida, para R$ 1,2 bilhão. O prejuízo líquido foi de R$ 93,6 milhões, ante perdas de R$ 71,9 milhões em 2013. O resultado foi impactado por investimentos em novos negócios e na melhoria da operação. Segundo Dib, a Netshoes teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 2014, mas ele não informou o valor. A expectativa é alcançar o equilíbrio financeiro em 2015.
Valor Econômico – SP