11/03/2015
Loja da francesa E.Leclerc remete aos anos 30 e se baseia em produção local para atrair clientes
A crise do formato de hipermercados é um assunto discutido à exaustão no varejo global. Essa é uma questão ainda mais crítica na França, onde o conceito nasceu e onde a legislação é extremamente restritiva à abertura de novas lojas. Somente por isso, as iniciativas dos varejistas para revitalizar os hipermercados já valeriam a pena ver.
O grupo E.Leclerc, porém, foi além das expectativas na loja aberta no segundo semestre do ano passado em Bordeaux. O ponto de venda, com cerca de 5200 metros quadrados de área, foi construído em um edifício antigo no centro da cidade e, de forma bem francesa, aproveitou muitos elementos do prédio para tornar o processo de compra mais interessante e charmoso.
A loja demandou um investimento de 19 milhões de euros e o projeto, desenvolvido pela Malherbe Design, começou a ser pensado antes da crise econômica. Começamos a estudar um primeiro projeto em 2007, pensando em renovar a loja. Vimos que os custos seriam bastante elevados, o que fez com que adiássemos por alguns anos o investimento, conta Jacques Vallois, proprietário do supermercado desde 2004. Demorou tanto que, quando houve oportunidade, a opção foi construir uma loja totalmente nova.
A E.Leclerc, embora funcione como uma companhia única, é na realidade uma espécie de cooperativa formada por centenas de varejistas independentes, que se unem para poder negociar compras e realizar atividades de marketing em conjunto.
A loja de Bordeaux apresenta elementos do movimento Art Dèco, como uma estrutura de arame no foyer de entrada e superfícies em preto fosco, formas geométricas e sombras que foram trabalhadas nos displays e na sinalização visual. Focado em um público de maior poder aquisitivo, o supermercado apresenta uma adega climatizada, uma minicâmara frigorífica para carnes e uma área para defumar salmão. O supermercado também sai da mesmice por investir pesadamente em produtos locais, ainda que mantenha seu posicionamento de preços baixos.
Revista No Varejo on-line – SP