04/03/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
Após superar a marca de R$ 1 bilhão em receita em 2014, a Arezzo planeja acelerar a expansão de suas redes de lojas, com a abertura de 72 unidades neste ano, ante 58 abertas em 2014. Desse total, 40 unidades serão lojas franqueadas da Anacapri. “É a marca que está hoje em plena expansão”, afirmou Thiago Borges, diretor financeiro e de relações com investidores da Arezzo. Em 2014, a companhia abriu 33 lojas da Anacapri. No ano passado, a Anacapri cresceu 73,7% em receita, chegando a R$ 71,7 milhões. Esse valor correspondeu a 5,6% da receita total da Arezzo em 2014. Em 2013, a participação era de 3,5%. A companhia como um todo fechou o ano passado com um avanço de 9,3%, na receita líquida, para R$ 1,05 bilhão. O lucro líquido aumentou 2%, para R$ 112,7 milhões, devido à uma forte elevação nos custos de bens e serviços. Borges disse que a expansão da Anacapri será feita com franquias. Na avaliação da companhia, em períodos de economia mais difícil, os empreendedores preferem franquias de empresas consolidadas no mercado. “Mesmo com abertura de franquias, a companhia não vai abrir uma unidade se não tiver expectativa de crescimento sustentável,” O plano de expansão da Arezzo em 2015 inclui a entrada em cidades das regiões Sul, Nordeste e CentroOeste. Borges disse que a meta é levar a marca Anacapri às capitais e cidades de grande porte. A expansão regional incluirá ainda unidades da rede de lojas com a bandeira Arezzo. A companhia encerrou 2014 com 516 lojas, sendo 54 unidades próprias e 462 franquias. A rede Arezzo fechou o ano passado com 378 lojas, ante 357 em 2013. As lojas da Arezzo tiveram aumento de 6,7% em receita, para R$ 766,8 milhões. A segunda marca em receita foi a Schutz, de bolsas e acessórios e que também é vendida para redes multimarcas. As vendas da Schutz somaram R$ 434,1 milhões, alta de 8,4% no ano. “A estratégia de 2014, com foco em operações multimarcas e multicanais, sempre buscando ganhar participação de mercado, deu bons resultados. No quarto trimestre, as vendas cresceram 18,5% em mesmas lojas e outros indicadores positivos”, disse. Na avaliação do executivo, apesar do cenário macroeconômico estar mais complicado em 2015, a companhia deve manter o plano de expansão e de operação da companhia. “A companhia trabalha para controlar melhor os gastos e fazer com que a despesa continue crescendo menos que a receita”, disse.
Valor Econômico – SP