Ter, 03 de Março de 2015 20:13
O município de Dois Irmãos, no Vale dos Sinos, não completara sequer um mês como cidade independente de São Leopoldo quando viu nascer a Madeireira Herval Ltda. O empreendimento surgiu no então distrito de Santa Maria do Herval hoje emancipado , do qual tomou o nome, em 1º de outubro de 1959. O grupo de sete sócios, liderado por Felippe Seger Sobrinho, tivera participação destacada na elevação de Dois Irmãos à categoria de município e agora vislumbrava o crescimento da região a partir dessa nova condição. Formada por uma serraria e um depósito de madeira, a Herval começou sua jornada discretamente, com os associados envolvidos em outras atividades.
A guinada se deu em 1962. Comerciante nato, Felippe Seger queria a profissionalização da Madeireira Herval: convocou uma reunião com os sócios, fixou preço em seu quinhão e o ofereceu aos colegas, propondo-se a adquirir a parcela dos demais pelo mesmo valor. Alguns dos cotistas lhe repassaram suas participações, e os outros lhe deram carta branca para coordenar a firma. O empresário convocou dois cunhados para auxiliarem na empreitada que, anos mais tarde, culminaria em um dos maiores conglomerados empresariais do Rio Grande do Sul.
Atualmente, o Grupo Herval possui núcleos de atuação em diversos setores, incluindo indústrias química, de móveis e colchões, varejos de marcas próprias e multimarcas, atacados de eletrônicos, pneus, ferramentas e material de construção. A marca ainda presta serviços financeiros e administra grupos de consórcios, uma corretora de seguros e uma construtora. A companhia é gerida pelas holdings representativas das famílias Seger e Grings, e conta também com a participação de Ignácio Knorst, filho de um dos fundadores. Os demais participantes do grupo inicial deixaram a composição societária ao longo dos anos.
Diversificação no DNA
A expansão da marca Herval sempre esteve ligada à diversificação. Já no início dos anos 1960, com a chegada da energia elétrica às localidades rurais do Vale do Sinos, a Herval passou a inserir novas opções em seu mix. A madeireira que já vendia materiais de construção ganhou a companhia de uma loja para comercializar móveis, eletrodomésticos e ferragens. Na década de 1970, a Herval começa a fabricar móveis e estofados. A atividade granjeou clientes na região Sul e também em São Paulo, dando origem a um novo e promissor modelo de negócio.
Numa fase de hiperinflação, a Herval adquiria a espuma de poliuretano para seus estofados, e sofria com os constantes ajustes de preços na matéria-prima. A saída encontrada para oferecer artigos mais competitivos ao mercado foi produzir o próprio poliuretano. Assim, em 1980, após 60 dias de estudos e um pequeno investimento, surgia a Indústria de Espumas Herval. Pouco depois, em 1982, a marca amplia a sua rede de pontos de venda e inaugura filiais das Lojas Herval em Campo Bom e Sapiranga em seguida, a cadeia seria multiplicada para outras cidades.
A Herval segue agigantando-se em 1986, quando inaugura a primeira etapa de seu parque industrial, localizado às margens do Arroio Feitoria, na BR-116. A área é hoje composta por cerca de 800 mil metros quadrados e engloba todas as indústrias do grupo com exceção da unidade de painéis, situada em Novo Hamburgo. A chegada dos anos 1990 oferece novas oportunidades de crescimento. Logo no começo da década, a marca dá mostras da honradez que lhe é peculiar nesses mais de 50 anos de atuação. À época, a empresa revendia consórcios de uma bandeira paulista em sua rede de lojas e defrontou-se com queixas de clientes contemplados que não recebiam os bens. A Herval desfez a parceria, empregou recursos próprios para quitar as pendências com os consorciados e, em 1994, criou a sua administradora própria. Nascida de uma experiência nem tão boa, a respeitada HS Consórcios hoje está entre as principais do país na aquisição de imóveis.
A criatividade, outro fator preponderante para o êxito da Herval, levou o grupo a instaurar uma vertente de produção de solados em 1996. O setor calçadista vivia seu auge e enfrentava carências no fornecimento do material. O poliuretano que a Herval tão bem conhecia seria a matéria-prima principal desses artigos. Com os mesmos fornecedores, a empresa só precisou modificar o processo fabril para inaugurar uma nova carta de clientes.
A década de 2000 é marcada pela intensa diversificação dos negócios e por ampliações na estrutura física. Em 2005, a Herval alarga o seu leque de serviços e lança a HS Financeira para controlar os financiamentos de seus produtos e a HS Corretora de Seguros. Em 2007, surge a H Lar Construções, um módulo que havia sido iniciado em 2004, com o programa Casa Fácil. A ideia central era utilizar a diversidade do material de construção das Lojas Herval para oferecer soluções em projetos residenciais.
Em 2007, o Grupo Herval começou a definir a reestruturação em seu portfólio de marcas. A estratégia era delimitar claramente todas as frentes nas quais a companhia se movimentava e evitar possíveis conflitos relacionados à identificação. Um estudo foi realizado em conjunto com diretores e colaboradores da empresa, levando cerca de três anos.
Entre outras medidas, o trabalho resultou na elaboração de uma nova identidade visual para o Grupo Herval. A atual forma triangular, assimétrica, de cantos arredondados, simboliza uma pedra e remete à solidez da marca. A cor original, o vermelho, foi preservada. O logo-base é replicado em muitos dos núcleos de negócio. Alguns, no entanto, ganharam grafismos próprios. As células do segmento de serviços (Financeira, Consórcios e Seguros) passaram a ser precedidas pelas letras HS (Herval Serviços) antes de suas finalidades assim ocorreu também com o núcleos de construção (H Lar) e de derivados da espuma (H Química). A tradicional tipografia serifada, de letras bold, em caixa alta, foi adotada nas unidades Herval Tech (soluções tecnológicas), Herval Pneus e Herval Atacado de Construção.
Uma das mudanças mais significativas acarretadas por esse processo aconteceu na rede de comércio e varejo. O nome Lojas Herval deu lugar ao moderno Lojas taQi, apresentado em cores e composição diferenciadas, no ano de 2010. Outro dos desmembramentos foi a criação de canais exclusivos para levar os produtos próprios diretamente ao consumidor. Dessa forma, já em 2008, chegaram ao mercado a IF Soluções Planejadas, a Édez e a Beden Sleep Comfort, franquias e marcas próprias de móveis planejados, móveis seriados para as classes C e D, e colchões, respectivamente. Também foi incorporada ao grupo a marca LF máquinas e ferramentas, voltada para o varejo industrial.
O ano de 2010 marcou a entrada do Grupo Herval no mercado de alta tecnologia, através das marcas Apple e HP. E assim surgiram as lojas iPlace e My Store, assim como a HP Store. E o resultado veio à tona em pouco tempo, elevando a Herval ao posto de maior distribuidora Apple no Brasil. Em 2012, a companhia instaurou um braço de logística o HS Movere , para dar suporte à distribuição do que é produzido e comercializado pelo Grupo. No mesmo ano, a Herval deu seus primeiros passos rumo à consolidação de suas marcas industriais no Norte e Nordeste do país, com a criação da Herval Nordeste. A indústria focada na produção de móveis, colchões e insumos químicos está fincando bandeira em Pernambuco, atenta às demandas de um mercado emergente.
De olho no futuro, o Grupo Herval aderiu ao software de gestão SAP com o intuito de otimizar as suas práticas de governança. O movimento revela a preocupação da empresa em dar continuidade à sua história, transformando atitudes, ações e investimentos em sucesso como tem sido até hoje.
Revista Amanhã on-line – RS