24/02/2015 às 05h00
Por João José Oliveira | De São Paulo
O Maksoud Plaza, tradicional hotel de luxo em São Paulo, começa hoje a usar os canais de venda da Accor, maior operadora hoteleira na Europa e América Latina, para comercializar diárias e pacotes corporativos. É a primeira vez que o grupo francês insere em sua plataforma de distribuição global uma bandeira que não pertence ao portfólio próprio, de marcas como Sofitel, Pullman e Grand Mercure. “O Maksoud Plaza sempre foi hotel familiar e continuará sendo. O Maksoud não está à venda”, disse o presidente do hotel, Henry Maksoud Neto, herdeiro do fundador, Henry Maksoud. “O hotel também sempre foi cem por cento independente, mas pensei: Por que ficar dando murro em ponta de faca?”, disse o empresário. Em sua opinião, o desafio que se mostra cada vez mais duro é vender diárias a viajantes, empresas e operadoras turísticas em um setor dominado por grandes redes. Com o acordo, o Maksoud Plaza poderá vender através da Accor as diárias de seus 416 quartos e dos cinco mil metros quadrados de espaços para eventos. Em troca, pagará comissão à rede francesa, em percentuais não revelados. “É um acordo inédito. É uma exceção”, diz o diretor geral de marcas de luxo para América do Sul da Accor, Patrick Mendes. “Accor não tem marca de luxo na região da [avenida] Paulista. Agora passamos a oferecer essa alternativa”. Maksoud Neto prevê que o acordo vai elevar o faturamento do hotel em 35% a 40%, no médio prazo. No segundo semestre de 2014, o Maksoud Plaza teve taxas de ocupação entre mínima de 56% (dezembro) e máxima de 75% (outubro). A receita no ano passado foi 19% superior a 2013. Sem revelar dados financeiros, ele diz que o setor corporativo representou 17% desse faturamento. “Vamos vender Maksoud Plaza a clientes corporativos, no Brasil e exterior”, disse o diretor da Accor, citando a presença do grupo em 92 países. Segundo ele, de 35% a 40% do faturamento de um hotel de luxo pode ser gerado pela demanda de empresas e eventos. Maksoud Neto disse que o modelo de negócio do empreendimento é hoje rentável. “Estamos investindo constantemente”, afirmou, dizendo que a fonte de recursos é o fluxo de caixa. O hotel, fundado em 1979 e que hospedou estrelas como Mick Jagger e Frank Sinatra, que fez quatro shows na casa, vem investindo cerca de R$ 1,3 milhão por ano, diz Maksoud Neto. Ele citou aportes na área comercial e na plataforma online, que representa 17% das vendas. Em 2014, o Maksoud Plaza recebeu o Certificado de Excelência do site TripAdvisor, que seleciona, anualmente, os hotéis com melhor avaliação no mundo inteiro. Apenas 10% desses hotéis recebem a certificação. Em 2012, o Maksoud Plaza chegou a ir a leilão por causa do não pagamento de dívidas trabalhistas da Hidroservice, holding criada por Henry Maksoud, mas o processo foi anulado na Justiça. A morte de Henry Maksoud, em abril do ano passado, também abriu uma disputa entre integrantes da família. “Mas está tudo resolvido. Isso não interfere”, garantiu Maksoud Neto.
Valor Econômico – SP