24/02/2015 às 05h00
Por Gustavo Brigatto | De São Paulo
A empresa de software Totvs e a companhia de meios de pagamento Rede, do Itaú Unibanco, anunciam hoje um novo tipo de serviço voltado a micro e pequenas empresas, com receita de até R$ 3 milhões por ano. A ideia é oferecer a essas companhias acesso a comércio eletrônico, sistemas de gestão de negócios e meios de pagamento por um custo baixo: a partir de R$ 79 por mês. De acordo com Laércio Cosentino, presidente da Totvs, um milhão de empresas estão no alvo do novo serviço. Essa é a segunda iniciativa voltada a pequenas empresas lançada pela Rede nos últimos meses. Em outubro, ela anunciou um acordo com a Bematech, de tecnologia para o varejo, para incluir meios de pagamento em produtos de automação comercial. A companhia tem investido para evoluir seus negócios para além das máquinas de cartão de crédito. Em setembro, ela comprou a maxiPago, de pagamentos digitais. Para a Totvs, o acordo é uma forma de capitalizar a aquisição da Ciashop, no fim de 2013. A companhia é uma das cinco maiores fornecedoras de sistemas que fazem lojas eletrônicas funcionarem no Brasil. Ele também está em linha com a estratégia da companhia de aumentar a venda de produtos com pagamento de parcelas mensais de uso, as chamadas receitas recorrentes. Essa modalidade tem agradado investidores por dar previsibilidade ao desempenho da companhia. Segundo Milton Maluhy Filho, presidente da Rede, o acordo entre as companhia foi discutido por quase 10 meses. A expectativa é que o Fly01, como foi batizado o novo serviço, esteja disponível a partir de abril. A contratação será feita pela internet e poderá ser dividida em etapas, dependendo da necessidade da empresa. O primeiro passo é a criação de uma loja virtual. Depois, quando as vendas começarem a acontecer, viria a contratação de um sistema de gestão acessado pela internet. Por fim, o empresário pode fazer a integração das vendas físicas e online por meio de um sistema de pagamento unificado. “Não dá para levar às empresas de pequeno porte coisas maiores do que ele precisa. Tem que levar aos poucos, algo que ele não tenha problema de usar”, disse Cosentino. A expectativa, segundo ele é que os empresários levem de três a seis meses para aderir às três ofertas. De acordo com Maluhy Filho, a força de vendas da Totvs ficará responsável por levar o Fly01 ao mercado. Ele disse que não está descartada a criação de uma célula específica para trabalhar com essa oferta dentro da Rede, mas isso vai depender de como seu uso evoluir.
Valor Econômico – SP