20/02/2015 às 05h00
Por Adriana Mattos | De São Paulo
A Cnova, empresa criada pela união da Nova Pontocom e Cdiscount, anunciou ontem a ampliação de sua operação de shopping virtual (“market place”) para os sites das redes Casas Bahia e Ponto Frio. Até então, existia um projetopiloto testando o modelo nos sites, com poucos parceiros e nos últimos meses, a operação foi ampliada. Pelo conceito de “market place” , o sites das duas redes de varejo passa a hospedar outras lojas virtuais, que vendem produtos como móveis, acessórios e decoração. A Cnova é uma empresa de comércio virtual que reúne o braço eletrônico do Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar, e os negócios online do GPA. A receita líquida da Cnova aumentou 90,2% em 2014, para R$ 8,1 bilhões. No quarto trimestre do ano passado, o crescimento na receita líquida foi de quase 145%, com a soma atingindo R$ 3,4 bilhões. É a Cnova que tem “puxado” os resultados de vendas da área não alimentar do GPA, formada ainda pelas operações das lojas físicas de Casas Bahia e Ponto Frio (marcas que compõe a Via Varejo). Desde 2013, o GPA já opera o modelo de “market place” no Extra.com, reunindo cerca de 700 lojistas e 800 mil produtos vendidos. Na Casasbahia.com e no Pontofrio.com, são cerca de 20 lojistas hospedados hoje em cada site. Em teleconferência com analistas na semana passada, a Cnova informou que a operação de “market place” responde por cerca de 12% das vendas do Extra.com. O modelo ajuda a impulsionar as receitas dos sites, já que a empresa que hospeda a loja do parceiro recebe um percentual sobre a venda.
Valor Econômico – SP