19/02/2015 12:08
As vendas do comércio varejista nacional cresceram 0,5% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o indicador MasterCard, que mede o desempenho do setor
O índice não divulga valores absolutos e exclui os resultados da comercialização de automóveis e de materiais de construção. Na comparação com o mês de dezembro, o setor recuou 0,3 ponto percentual.
“Com o crescimento da inflação, o crédito torna-se mais caro em razão do aumento das taxas de juros. Isso compromete os salários e reduz o poder de compra dos consumidores”, diz Sarah Quinlan, diretora da Market Insights, divisão da companhia de cartão de crédito. Entre as cinco regiões do país, o Sul obteve a maior alta nas vendas: 2%. O Nordeste aparece na sequência, com elevação de 1,5%.
As regiões Norte (0,4%), Sudeste (0,1%) e Centro-Oeste (-0,3%) ficaram abaixo do índice geral. Na contramão do varejo tradicional, as vendas do segmento de e-commerce registraram elevação de 7%, na comparação com janeiro do ano anterior.
Veículo: Folha de S. Paulo
Revista SuperHiper on-line – SP