13/02/2015
Empresa fatura R$ 65,5 bi e apresenta evolução nos principais indicadores operacionais
O GPA, maior varejista do País, apresentou um aumento de 20,1% em seu lucro líquido em 2014, na comparação com o ano anterior, para R$ 2,08 bilhões. Com a abertura de 212 lojas ao longo dos últimos 12 meses, a empresa obteve um crescimento de 13,3% em sua receita líquida anual, para R$ 65,5 bilhões.
Os principais indicadores da empresa apresentaram evolução no ano passado. As despesas operacionais recuaram 1,1 ponto percentual, passando a representar 18,5% da receita líquida da companhia. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) saltaram 29,3% na comparação anual, para R$ 4,9 bilhões, e o lucro líquido passou a representar 3,2% das receitas, contra 3% em 2013.
No relatório de resultados, o GPA destacou, para a obtenção dos resultados, os avanços em eficiência operacional, as iniciativas comerciais para reforçar competitividade em preços, o maior controle sobre o capital de giro e a troca de experiências e sinergias com o controlador, o grupo francês Casino. Um exemplo dessa troca de experiências é a expansão do projeto de click & collect (em que os clientes compram on-line e podem retirar os produtos em lojas físicas) para 100 lojas.
Em 2014, a expansão orgânica da empresa concentrou-se nos formatos de alimentação. As bandeiras de proximidade (Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar) ganharam 97 novos pontos de venda, além da construção de um Centro de Distribuição exclusivo. A bandeira de supermercados Premium Pão de Açúcar ampliou sua presença física com 17 novas lojas, além de um crescimento acima de 20% na operação de delivery.
O grande destaque, porém, foi a bandeira de atacarejo Assaí, cujas receitas saltaram 32,7% na comparação anual, para R$ 8,3 bilhões. No ano, foram abertas nove lojas com a marca, que ampliou sua presença na região Nordeste e passou a estar em 13 Estados do País.
Revista No Varejo on-line – SP