13/02/2015 – 07:03
Companhia apresenta aumento de 36,6% no indicador no quarto trimestre de 2014.
Sobral A Grendene uma das maiores fabricantes mundiais de calçados anuncia R$741,3 milhões de receita líquida no 4º trimestre de 2014, resultado 5,6% maior do que o mesmo período de 2013. Mesmo em ano desafiador para a economia, o quarto trimestre rendeu aumento de 23,6% no EBIT, que alcançou R$ 172,3 milhões; aumento no lucro líquido de 36,6%, chegando a R$ 195,3 milhões; além de proporcionar melhorias nas margens: Bruta, Ebit, Ebitda e Líquida (alta de 4,1 p.p., 3,3 p.p., 3,7 p.p. e 5,9 p.p., respectivamente).
No acumulado do ano, a receita bruta foi de R$ 2.720,3 bilhões, a receita líquida de R$ 2.233,3 bilhões e o lucro líquido de R$ 490,2 milhões crescimento de 0,3%, 2,1% e 13,1% atingindo novos recordes desde que a empresa abriu capital, em 2004. Em 2014, a Grendene produziu 204,9 milhões de pares de calçados, sendo 52,2 milhões destinados ao mercado externo. Esse volume manteve a Companhia pelo 12º ano consecutivo na liderança das exportações de calçados brasileiros, respondendo por 40,3% de participação.
De acordo com Francisco Schmitt, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene, historicamente a Companhia apresenta crescimento e bons resultados nos cenários mais difíceis da economia e continua mobilizada para adequar o portfólio e custos a essa situação. No início de 2014 anunciamos que, dadas a condições de mercado, repetir os resultados de 2013 seria um desafio, portanto superá-los foi uma grande vitória, declara.
Para o executivo, não obstante as dificuldades, os fundamentos que tem proporcionado ganhos de market share com bons retornos à Grendene continuam no lugar e que em períodos de recessão estes alicerces provam o seu valor e demonstram como a Grendene conseguiu crescer ao longo de sua história mesmo em períodos turbulentos.
Schmitt acredita que em 2015 o mercado interno deva continuar crescendo pouco e que o mercado externo continuará contribuindo para as a melhoria das margens. O histórico mostra que a Grendene reage rapidamente às mudanças de mercado. Por isso, continuaremos mobilizados para adequar o portfólio e custos à situação da economia. O foco será no fortalecimento das marcas, excelência operacional, relacionamento com canais de vendas e melhorias nas margens, antecipa.
TOG – A Grendene continua com boas expectativas para este negócio. Conforme previsto, a TOG (nome comercial da operação de móveis A3NP, controlada da Grendene) iniciou as vendas no 3T14 e tem carteira de pedidos confirmados em 600 mil euros para entrega nos próximos meses principalmente na Europa. Já as vendas no Brasil devem iniciar em 2015.
Marcas – Como anunciado em outubro de 2014, a Companhia ampliou a atuação no portfólio de marcas com Azaleia e Dijean. No último trimestre de 2014, a Grendene iniciou a fabricação e comercialização destes produtos e, pelos números iniciais, faz com que a Companhia espere bons resultados.
Fator Brasil – SP