Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Fluxo de shoppings pequenos é maior em janeiro

Fluxo de shoppings pequenos é maior em janeiro

12/02/2015
Frente a janeiro de 2014, eles apresentaram o maior crescimento, de 3,8%, segundo Ibope
O fluxo de pessoas em shopping centers no País não sofreu alteração no primeiro mês de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, shoppings de pequeno porte, com até 20 mil metros quadrados de Área Bruta Locável – a área de lojas – se destacaram, com crescimento de 3,8% no fluxo no período.
Malls de médio porte, com ABL entre 20 mil e 40 mil metros quadrados, porém, apresentaram queda no fluxo, de 1,1%. E aqueles acima de 40 mil metros quadrados cresceram 0,2%, segundo o Iflux, indicador específico do mercado de shopping desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo.
Considerando as regiões, a variação é grande. Enquanto o Centro-Oeste registrou crescimento de 2,3% no fluxo entre janeiro de 2015 e janeiro de 2014, a Norte apresentou queda de 2,6%. O Sudeste, que concentra grande parte dos empreendimentos, fez o indicador se manter estável, por apresentar leve recuo de 0,1%. A região Nordeste, por sua vez, apresentou alta no fluxo, de 0,7%.
Segundo Marcia Sola, diretora executiva de geonegócios do Ibope Inteligência, o resultado negativo na região Norte deve-se, em parte, ao avanço do setor na região nos últimos dois anos. “As inaugurações que ocorreram entre 2013 e 2014 representaram um incremento de 44% na ABL existente, o maior crescimento no período entre todas as regiões”, avaliou, em nota.

Revista No Varejo on-line – SP