12/02/2015
Camila Abud
São Paulo – Quem frequenta as lojas do Grupo St Marche provavelmente discorda do refrão da música Piercing, do cantor Zeca Balero (“lugar de ser feliz não é supermercado”). Direcionado para um público sofisticado, que não se importa em pagar mais por novidades gastronômicas, a rede mantém um ambiente agradável e já faz planos para chegar à 18ª loja, em São Paulo.
Ao DCI, o gerente de expansão do Grupo, Guilherme Martinelli, afirma que a empresa tem comemorado bons negócios, mesmo em tempos de crise. E conta que a novidade mais recente é a inauguração da 18ª unidade da companhia, localizada em Alphaville, Barueri (SP).
A escolha do ponto de venda, na opinião do executivo, deve-se ao fato de a região ser praticamente uma cidade, com uma série de condomínios fechados e um grande centro industrial e empresarial. “Por isso, além de um consumidor volante da região, temos os consumidores locais, que buscam novidades, produtos exclusivos e experiências diferenciadas”.
Atualmente, dos 18 empreendimentos da St. Marche, 14 estão instalados na capital. Há dois em Barueri (nos bairros Aldeia da Serra e Alphaville – este aberto no último dia 4). No ABC Paulista, a loja fica na cidade de São Caetano do Sul. Por fim, há o espaço instalado na região da Granja Viana. Contudo, o portfólio da empresa é maior e envolve outra operação, como comenta Martinelli. “O Grupo St Marche também conta com o Empório Santa Maria, referência gastronômica em São Paulo”, disse.
A respeito do perfil da bandeira, o executivo lembra que além das gôndolas com produtos entre perecíveis e importados, as lojas têm padaria, hortifrúti e adega. Todas contam com um café onde são servidos sanduíches e sucos – o pão de queijo é o carro-chefe.
Conforme o gerente, a rede tem sempre produtos selecionados e grande variedade de opções exclusivas. Sem falar no design das lojas, que causam impacto aos clientes. “A arquitetura, o projeto de iluminação e a comunicação visual das unidades seguem identidade clean, elegante e divertida, que proporcionam ambientes convidativos e certamente acolhedores.”
Público influente e alinhado
Sobre a nova empreitada, em Alphaville, o Grupo explica que a região já estava no radar há algum tempo, pois concentra um público numeroso, influente e alinhado com a filosofia da companhia. “Acreditamos que Alphaville ainda conta com poucos serviços para este público. Ao ocupar esta brecha, queremos levar o conceito de que fazer supermercado pode ser bom e competitivo, sem deixar de ser [em um local] bonito, com ambiente agradável e com atendimento realmente próximo ao cliente.”
Com relação ao conceito da marca, o executivo ressalta que todas as lojas trazem o Manifesto St Marche, que resume a definição do Grupo do ato de ‘fazer supermercado na época atual’. “É um conceito que compreende a curadoria dos produtos oferecidos e a priorizar a proximidade com o cliente”, argumenta Martinelli.
De acordo com o gerente de expansão, o St Marche dispõe cerca de 10 mil itens e a nova loja de Alphaville segue o padrão da rede, apesar de ter área de vendas maior (aproximadamente 1250 metros quadrados, 47% a mais do que a média das outras lojas). E ainda tem serviços adicionais: peixaria com mais de 100 tipos de espécies frescas e cozinha exposta de onde saem pratos da rotisserie.
“Quanto ao projeto da loja, temos madeira em mais áreas, como nas de queijos, frios e hortifrúti, para trazer mais aconchego e elementos ligados à natureza. Também há a nova tipologia de frases decorativas nas paredes, mais modernas e também mais descontraídas”.
Marcas próprias
Destino tanto para aqueles que precisam comprar um pão francês ou repor um sabão em pó em casa, por exemplo, o St Marche também aposta em atendimento aos interessados em adquirir itens gourmets de diversas procedências. “Este é nosso grande diferencial, mas atualmente temos incrementado as nossas linhas de marca própria, a Receita St Marche e a Essencial St Marche.”
DCI – SP