10/02/2015 EVERALDO BARROS E PAULO TEIXEIRA CEO e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da MAC Logistic Em que pese o cenário econômico brasileiro ser mais favorável do que o europeu, os sinais para o desenvolvimento em 2015 não são os mais animadores. Desta forma, para manter sua trajetória de crescimento, as empresas terão de buscar, além de novos mercados, alternativas para a redução de custos e para a obtenção de ganhos de produtividade. Mais abrangente e profundo que um simples corte de gastos, a terceirização da cadeia logística, desde já, se coloca como uma alternativa viável e segura. Terceirização da cadeia logística é o processo pelo qual uma empresa transfere a um parceiro logístico especializado a gestão e execução de parte ou toda suas atividades logísticas. Trata-se de uma prática que ganhou força nos EUA e Europa nos 1990 e que também é muito utilizada no Brasil. Com o acirramento da concorrência, as empresas buscaram concentrar seus esforços e investimentos em seu core business, quer dizer, sua atividade principal, entregando para uma empresa especializada a movimentação de mercadorias, seja a matéria prima na entrada ou na saída e/ou a distribuição do produto final e a gestão de estoques. A terceirização tem duas vantagens: a direta, em que o provedor logístico deverá trazer uma significativa redução de custos na movimentação e armazenagem de produtos, além de um incremento na eficiência e qualidade. E a vantagem indireta, resumida no foco na atividade fim. Isso livra a empresa de formar grandes equipes e realizar grandes investimentos. Os setores de Higiene e Limpeza, Automotiva e Química já se utilizam da terceirização logística, mas muitas outras indústrias, empresas de varejo e até de serviços tem potencial para se beneficiar desta estratégia. Um exemplo bem sucedido de terceirização ocorreu no inicio dos anos 2000, quando uma empresa eletroeletrônica da Zona Franca de Manaus desenvolveu um projeto no qual deixou de armazenar em sua planta o produto final. A forma de transporte também foi alterada, passando de exclusivamente rodoviária para multimodal, combinando via marítima, ferroviária e rodoviária. As vantagens foram imensas. Sem a armazenagem, a fábrica abriu espaço para duas novas linhas de montagem, aumentando a produção em 30%. O impacto na redução de custos diretos foi da ordem de 25%, além da redução dos índices de avarias e sinistros de 15% para 1%. Aplicada em larga escala, a terceirização poderia, até mesmo, impactar a cadeia logística nacional. Isso porque empresas, ou setores, fariam um uso mais racional da malha logística existente. Não que fortes investimentos não sejam necessários. Eles são e muito, até para não impor barreiras aos ganhos logísticos da melhor organização. Além da redução de custo, a terceirização ajuda a minimizar o custo Brasil. O Brasil ainda tem exemplos bem sucedidos de adoção de novas estratégias logísticas com impacto na balança comercial. É o caso da indústria da mineração que adotou um sistema multimodal de transporte de minério de ferro e ferro gusa, reduzindo o custo final do produto e aumentando as exportações brasileiras. Em um ano desafiador, a terceirização logística pode ser uma alternativa viável e com impactos positivos nos negócios e na economia.
Brasil Econômico – SP