09-02-2015 10h41
Empresa pode estar iniciando o seu serviço de pesquisas e uma espécie de Google Street View em breve
SÃO PAULO – Duas novas iniciativas da Apple mostram que a empresa está de olho em seu maior rival, o Google – em terrenos que eram exclusividade de seu adversário até agora. A empresa fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs agora planeja seu próprio buscador e pode tentar produzir seu carro autônomo.
De acordo com a Cult of Mac, a empresta está contratando pessoas para uma nova iniciativa: a Apple Search. Na descrição das vagas, o trabalhador precisa ser habilitado para “dar suporte a uma operação de pesquisas com milhões de usuários simultaneamente, que vai revolucionar como as pessoas usam computadores e aparelhos móveis”. Exatamente como o Google.
Provavelmente, a Apple já vinha considerando entrar neste mercado há alguns anos. Embora ela chegue atrasada no mercado de buscas (perdendo inclusive para a sempre-atrasada Microsoft, que cinco anos atrás lançou o Bing), os rumores já haviam começado em 2010, com a contratação de pessoas que já haviam trabalhado em serviços similares.
O novo serviço pode contar com um “boost” da Siri, que pode virar um mecaismo de busca. Um dos pontos a ser lembrado de por quê a Apple iria criar seu próprio mecanismos de busca é seu acordo com o Google para prover buscas nos aparelhos da empresa, que acaba este ano – permitindo o desenvolvimento próprio sem quebra de contrato.
Carros
A outra iniciativa da Apple chamou mais atenção ainda. Foi vista na região de São Francisco uma van registrada pela Apple – cujas imagens logo viralizaram na internet -, logo após a companhia registrar patentes relacionadas a carros. Com isso, especula-se que a empresa está produzindo seu próprio carro autônomo, assim como o Google.
O carro estava com uma câmera acoplada, assim como sensores de movimento – tantos sensores e câmeras que isso praticamente elimina a possibilidade de ser uma tecnologia de mapeamento como o Google Street View. Embora a Apple não tenha licença para fazer testes com um carro autônomo, basta ela ter feito o teste com uma empresa que possui.
Seja a intenção da empresa em fazer uma espécie de Google Streetview, também estará entrando em um segmento dominado pelo maior rival. Embora exista o Bing Streetside, este não é o responsável pelas inovações do segmento.
InfoMoney – SP