09 de Fevereiro de 2015 16:20
A revista Fast Company revelou nesta segunda-feira, 9, as empresas que entraram em sua lista anual das 50 companhias mais inovadoras. O topo da lista ficou com a Warby Parker, fabricante de óculos baseada em Nova York que surgiu há cinco anos com a proposta de vender pela internet seus produtos com belo design e preços vantajosos. Ela nasceu como e-commerce, mas ampliou seus negócios para o off-line e atualmente conta com dez lojas. O segundo lugar do ranking 2015 das 50 mais inovadoras coube à Apple, que não tinha figurado no top 10 do ano passado. O Alibaba obteve a terceira posição. A lista completa pode ser vista aqui.
A Warby Parker conquistou uma boa ascensão na lista da Fast Company. No passado, a empresa, que já foi chamada de a Netflix dos óculos, havia entrado no ranking na 17ª posição naquele ranking o grande destaque ficou com o Google. Se no ano passado a revista destacou que a marca de óculos abriu quatro lojas e obteve investimentos de US$ 41,5 milhões vindos de um fundo, desta vez a publicação salientou que a empresa teve uma receita superior a US$ 100 milhões no último exercício. O primeiro lugar entre os mais inovadores lhe foi atribuído porque, ao longo de sua curta história, a companhia se transformou de um nicho da web para o exemplo mais quente do varejo off-line, com um ritmo de vendas que faz concorrência à carismática Tiffany & Co, de acordo com a Fast Company.
“Quando lançamos a empresa, muitas pessoas nos definiram como uma companhia de e-commerce. Mas nós nunca nos vimos como uma companhia de e-commerce, conta Dave Gilboa, co-CEO da Warby Parker. O único produto que vendemos agora são óculos, mas pensamos que nossa marca pode significar muito mais do que isso por um largo período de tempo, completa. A Fast Company pondera que algumas startups de e-commerce se mostraram promissoras nos últimos cinco anos. É o caso do Groupon que chegou a comprar espaço em um dos milionários intervalos do Super Bowl, embora não tivesse prestado muita atenção à satisfação dos clientes com o serviço. No caso da Warby Parker, outra razão do sucesso é que seus fundadores Gilboa e Neil Blumenthal, co-CEO colocaram muito foco na marca e na execução. Para Blumenthal, deliberar ou discutir ideias com atenção antes de tomar uma decisão é o que explica os resultados obtidos até agora.
Outros destaques dos mais inovadores
O ranking 2015 da Fast Company traz diversas companhias de tecnologia. O Google, que tinha sido a número 1 no ano passado (leia mais em “Google supera Nike como empresa mais inovadora”), ficou em quarto lugar na lista. O Instagram vem na sequência. Duas montadoras fazem parte do top 50: Tesla e Toyota. A Kickstarter entrou na 33ª posição. Já a Samsung, em 41ª. A única agência de pubicidade a figurar nesse ranking foi a 72 and Sunny, no 43º posto. A L’Oréal fecha a lista.
Nas listas feitas por setores, chama atenção a focada em publicidade e marketing, com a participação de duas agências. A Fast Company observa que a boa propaganda de hoje vai muito além da publicidade tradicional. Com projetos como o feito para Starbucks (quando convocou 39 filmmakers para registrar um dia na vida de uma das cafeteiras da rede ao redor do mundo – veja abaixo a ação “Meet me at Starbucks”), a 72 and Sunny lidera o ranking. Em seguida estão Lego, Adam & Eve DDB, Vice, Taco Bell, Percolate, Greenpeace, GE, Beats by Dr. Dre e Newcastle Brown Ale.
Já na parte de mídia, o primeiro lugar ficou com o Washington Post. O segundo coube ao Buzz Feed Video. E a Livestream.com assumiu a terceira posição. Quanto ao entretenimento, a companhia considerada mais inovadora é a HBO, acompanhada por Netflix e Marvel.
No ranking latino-americano, a liderança coube à chilena Algramo, que desenvolveu vending machines para pequenas lojas de bairro, em que os produtos, como sabão em pó, são vendidos a baixo custo por não haver maiores gastos com embalagens (no top 50 das companhias mais inovadoras, o empreendimento chileno figurou em 42º lugar). Na lista latino-americana entrou também a brasileira Reserva, na quinta posição. Um dos destaques da marca foi a campanha Rebeldes com causa, com pessoas que ajudaram a melhorar a vida nas comunidades cariocas, como chefes de ONGs e transformadores sociais.
Meio e Mensagem on-line – SP