23/01/2015 às 05h00
Com receita de R$ 352 bilhões e crescimento de 7,54% em 2014, o setor de franquias totalizou 17.413 novas unidades. Surgiram 168 marcas no mercado no ano passado, uma expansão de 6,20%. Assim, a área já responde por quase um décimo da riqueza no País.
Com cada vez mais peso na economia, os empresários do franchising costumam crescer mesmo em tempos de crise, pois contam com uma operação geralmente estruturada, com estratégias de marketing em cadeia e investimentos em treinamento para que haja, na medida do possível, um atendimento linear a todos os clientes.
Acompanhada por entidades como a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ramo de franquias costuma ser visto como uma área atraente, pois oferece menor risco de falência entre as pequenas e médias empresas que fomentam o segmento.
Responsável pela radiografia do setor apresentada ontem, a consultoria de negócios Rizzo Franchise aponta que em 2014 houve um forte crescimento do consumo entre as empresas do segmento, ampliado também pelos grandes eventos do ano de referência do estudo.
Alta pulverizada
Tudo isso impulsionou a receita das redes e o impacto delas na economia brasileira. “Foram abertas, por hora, seis franquias no ano passado”, destacou o sócio da empresa, Marcus Rizzo. O especialista ainda lembra que 60% das empresas franqueadoras estão em São Paulo, mas o mercado tem crescido em diversas regiões, entre elas as cidades do interior.
Entre as novas operações que prometem movimentar o mercado está a Clínica VS, voltada ao tratamento especializado de estética para cobrir calvícies, estrias, manchas de pele, olheiras e outras imperfeições. O serviço é feito sem cirurgias e utiliza o laser na finalização dos procedimentos.
Criada pela especialista e pioneira nesta técnica no Brasil, Vanessa Silveira, a empresa foi lançada no ano passado e já possui duas unidades próprias em São Paulo e uma franqueada, em processo de montagem em Porto Alegre (RS). O faturamento da rede em 2014 foi acima de R$ 1 milhão e este ano a meta é abrir 15 novas unidades, em diversas localidades.
O modelo de clínica da franquia é compacto – cerca de 100 metros quadrados – e formatado para lojas de rua ou galerias comerciais em bairros bem localizados. “Vamos priorizar a expansão primeiramente fora da cidade de São Paulo”, comenta Vanessa.
Bebidas
Negócio sob medida para pessoas que têm afinidade com cerveja, gastronomia e viagens, a rede Mestre-Cervejeiro.com vai inaugurar a primeira loja da marca na capital paulista, no próximo dia 29 de janeiro.
Site criado em 2004 para falar sobre cervejas especiais, a bandeira se tornou uma rede que já conta com lojas especializadas e agora terá expansão. A expectativa é encerrar o ano de 2015 com 70 franquias nas cinco regiões do País, como informou o fundador e diretor da marca, Daniel Wolff.
Segundo ele, o Mestre-Cervejeiro.com tem em seu sistema mais de 400 rótulos de cervejas especiais nacionais e internacionais, e contato com os principais fornecedores.
“Para cada loja é desenhada uma carta inicial de rótulos, de acordo com o perfil do público e da região.” Entre as cidades que já têm as unidades da rede estão Caraguatatuba, Piracicaba e Suzano, em São Paulo, e Curitiba, Ponta Grossa e Guarapuava, no Paraná.
Rede consolidada
Entre as companhias de escolas de idiomas já consolidadas, a carioca Yes!, criada há 40 anos, conta hoje com 150 unidades no País e busca potencializar a presença em outros mercados consumidores, com enfoque na região Nordeste.
Conforme a gerente de expansão da bandeira, Clarice Caliman, ao todo serão abertas 30 unidades em 2015. Só em São Paulo a previsão é de 11 novas escolas, sendo 24 unidades no estado. “A marca Yes! é bastante consolidada no Rio de Janeiro, mas queremos ganhar força em outras regiões. No Nordeste iremos aumentar em 200% o número de unidades até o fim deste ano.” O investimento inicial para obter uma unidade da Yes! é a partir de R$ 100 mil e o lucro médio é 25% sobre o faturamento.
DCI – SP