30/12/2014
Depois de desastres em 2013, varejistas on-line aumentam eficiência logística
Um estudo realizado pela consultoria em varejo Kurt Salmon mostra que os varejistas on-line americanos melhoraram o desempenho de suas operações logísticas neste final de ano. Depois de inúmeras reclamações e 2 milhões de pedidos não entregues a tempo na temporada de Natal 2013, as empresas ampliaram seus investimentos para dar conta do aumento da demanda.
Segundo a Kurt Salmon, 13% dos pedidos feitos pela empresa nos últimos dias da temporada natalina não chegaram a tempo, contra 15% no ano passado. Mais relevante que o número, porém, é o fato de que os pedidos que não chegaram foram concentrados em poucos varejistas. Dos 50 varejistas on-line testados, 78% entregaram os produtos no prazo, contra apenas 59% no ano passado. A Kurt Salmon fez dois pedidos para cada varejista, para endereços em diferentes regiões do país.
A ausência de grandes nevascas neste fim de ano ajudou, mas, para a consultoria, a grande diferença foi a comunicação entre o varejo e as empresas de logística. UPS e FedEx estipularam limites de pedidos para cada varejista em cada meio de entrega, e mantiveram comunicação constante com as empresas para que pudessem antecipar quaisquer problemas.
Os reis da eficiência neste fim de ano foram Nordstrom, Staples, Zappos e REI, que cumpriram a promessa de entrega, na véspera de Natal, de pedidos feitos até o dia 23. Entre as empresas que não conseguiram cumprir os deadlines, o principal problema esteve nos Centros de Distribuição, que não tinham equipamentos ou mão-de-obra suficiente para dar vazão aos pedidos.
Neste fim de ano, as vendas on-line subiram 15% na comparação anual entre 01/11 e 22/12, segundo a ComScore, e responderam por 14% de todas as vendas do varejo no período.
Revista No Varejo on-line – SP